30/11/2007 14h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Equipe do Hospital São Lucas é bicampeã do Inoves

A equipe de radiologia do Hospital São Lucas (HSL) faturou, mais uma vez, o Prêmio de Inovação na Gestão Pública (Inoves), promovido pelo Governo do Estado. Dos 120 inscritos, 87 foram finalistas do Prêmio e oito foram premiados na noite desta quinta-feira (29), em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Vitória.

O HSL recebeu o troféu de primeiro lugar na categoria “Infra-estrutura e Transações Internas de TIC” pelo projeto “Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos”.

O hospital também levou o segundo lugar da categoria “Atendimento ao Cidadão”, com o projeto “Seu exame a qualquer momento”. A equipe recebeu ainda a Menção de Destaque “Atitudes Empreendedoras” para o médico radiologista Reinaldo Batista Salgado, um entusiasta do Prêmio e dos projetos inscritos pelo hospital nos anos de 2005 e 2007.

“Aqui a gente não faz nada sozinho. O bicampeonato que conquistamos no Prêmio Inoves é um trabalho de toda a equipe. O prêmio é o reconhecimento desse trabalho, que é de primeiro mundo”, comemora o médico.

Digitalização

A divulgação dos vencedores foi realizada na noite desta quinta-feira (29), em cerimônia do Centro de Convenções de Vitória, e reuniu autoridades e servidores de todo o Espírito Santo.

Os projetos inscritos pelo HSL no Inoves fazem parte do processo de digitalização dos exames de tomografia computadorizada, iniciado em 2003 pela equipe de radiologia da unidade. O projeto “Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos” permitiu a implantação de um banco de dados digital para as imagens dos exames de tomografia computadorizada realizadas no hospital.

Graças a ele, hoje os médicos podem acessar os exames de forma mais rápida, e o hospital não precisa dispor de um grande espaço físico para estocar os exames realizados. Além disso, os custos que o hospital tinha com esse trabalho também foram reduzidos.

Além do banco de dados, o Hospital São Lucas disponibiliza as imagens dos exames em CD para os pacientes que precisarem dos documentos para outras avaliações médicas.
O projeto “Seu exame a qualquer momento”, que recebeu o segundo lugar no Inoves, já permitiu que pacientes atendidos pelo São Lucas levassem seus exames em CD até para o exterior. “Já atendemos turistas da Itália que sofreram acidente aqui e levaram os exames em CD para lá. É mais fácil, prático e mais barato”, explica o médico Reinaldo Batista Salgado.

Criatividade

O Prêmio Inoves foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O prêmio é um grande reconhecimento dos servidores públicos que desenvolvem projetos em busca da inovação e da melhoria dos serviços prestados à população.

Os premiados do ciclo 2007 foram: Alerta Vermelho e Mapa do Crime, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Gestão Empresarial por Resultados e Portal de Compras da Cesan, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); Defensoria Pública sobre Rodas Comunitária (Defensoria Pública); Hortão Municipal Romildo Carletto, da Prefeitura Municipal de Montanha; Programa de Pagamento do Trabalhador Preso, da Secretaria da Justiça (Sejus) e Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos, do Hospital São Lucas.

Além do troféu, os vencedores receberão, também, a quantia de R$ 7 mil para aplicação em melhorias no projeto.

Conheça a equipe vencedora do HSL (2007):

- Glauber Scherer, responsável pelo Centro de Processamento de Dados do Hospital São Lucas

- Julmar Cardoso, responsável pelo processamento inicial das imagens

- Reinaldo Batista Salgado, médico radiologista