28/05/2014 13h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

ES envia duas atletas para campeonato mundial de basquete de cadeira de rodas

Com duas atletas eleitas como as melhores do campeonato brasileiro de basquetebol feminino em cadeira de rodas, realizado em Manaus neste mês, o Espírito Santo fortalece sua participação em competições nacionais e internacionais. Além de Jéssica Silva Santa (21 anos), Ivanilde Cândida da Silva (24) garantiu vaga na seleção brasileira e disputará o mundial do Canadá, em junho. Outra atleta capixaba, Silverlane da Silva Oliveira (18), também está na mira da seleção, com status de pré-convocada para a próxima etapa de treinamento pós-mundial.

O treinador da equipe do Crefes, professor Martoni Sampaio, que também é coordenador técnico da seleção brasileira, avalia o bom desempenho do Espírito Santo nas competições como resultado do trabalho bem feito realizado pelo centro de reabilitação.

“O Crefes se preocupa com todas as questões que envolvem as necessidades da pessoa com deficiência e oferece toda uma infraestrutura de apoio terapêutico com serviços de reabilitação, aquisição das cadeiras, o próprio treinamento e a equipe multiprofissional envolvida e comprometida com o trabalho”, destaca.

E os destaques do Espírito Santo não param por aí: outras duas atletas, Geisiane de Souza Maia e Denizete Mendes Vasconcelos (29), participaram da etapa anterior de treinamento, em Recife, e disputaram vaga com outras 22 atletas de todo o Brasil. “Isso mostra a força da equipe estadual no basquetebol feminino nacional, com quatro atletas com status de seleção brasileira e uma quinta já pré-convocada”, aponta Martoni.

Das duas atletas com vagas garantidas, Jéssica é a que tem maior experiência em competições fora do País: além do Mundial do ano passado, ela disputou o campeonato latino-americano, na Guatemala, onde conquistou medalha de ouro. Já Ivanilde participará pela primeira vez da seleção brasileira.

Treinamento

Nem bem retornaram do campeonato brasileiro, encerrado no último dia 19, Jéssica e Ivanilde já estão de volta aos treinos no Crefes e embarcam para São Paulo na semana que vem para a etapa de treinamento da seleção brasileira, de 05 a 16 de junho, antes de viajarem para Toronto, no Canadá, no dia 17, para a disputa do mundial.

Martoni está animado com a equipe que treina e elogia o esforço das atletas que trazem em sua própria história marcas de superação por não se limitarem pela deficiência física e serem exemplo de vida para outras pessoas por meio do esporte. O treinador agradece o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde e Esporte e Lazer, o que viabiliza a participação das atletas nas competições.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard