03/09/2013 10h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h38

ES recebe 18 mil doses da nova vacina, que imuniza contra catapora

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está disponibilizando aos 78 municípios capixabas doses da vacina tetra viral – uma atualização da tríplice viral – que inclui a varicela (catapora) no calendário nacional de vacinação, além de imunizar contra caxumba, sarampo e rubéola. O Ministério da Saúde (MS) enviou 18 mil doses ao Estado, cota para os próximos 90 dias. A nova vacina será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral.

Municípios da Grande Vitória, por exemplo, começaram a retirar suas cotas, na Sesa, nesta terça-feira (03). A orientação é que os pais e responsáveis procurem se informar nas unidades de saúde de sua cidade, mas a expectativa é de que as vacinas estejam disponíveis em todas as salas de vacinação até o final deste mês. Não haverá campanha de vacinação, já que a tetra viral passa a fazer parte da rotina de imunização.

A médica do Programa Estadual de Imunização da Sesa Talita Delpupo Froede diz que a novidade representa uma proteção importante para as crianças. “Apesar da maioria dos casos da doença serem leves e benignos, podem ocorrer complicações que necessitam de hospitalização, e a vacina diminui muito esse risco”, observa.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e há registro de 100 óbitos. Com a introdução da vacina no calendário nacional, o MS estima reduzir 80% das internações pela doença e eventuais complicações do quadro clínico.

A disponibilização da vacina contra catapora na rede pública de saúde só foi possível mediante parceria do Governo Federal firmada com um laboratório privado britânico, em agosto do ano passado, que permitiu a produção nacional da tetra viral. O investimento foi de R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano.

De acordo com o informe do MS, a vacina é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Com a tetra viral, o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas como rotina.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard