Espírito Santo é destaque em Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família
Experiências em construção ou já com êxito de todo o mundo serão apresentadas durante o evento, algumas delas pessoalmente pelos ministros de Saúde de seus países.
Tanto interesse pelo seminário tem uma explicação: aproximadamente 85% dos serviços de saúde podem ser resolvidos na Atenção Primária, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Adesão capixaba
A apresentação capixaba acontecerá no último dia do evento, quando a Sesa mostrará aos participantes por que o Espírito Santo tornou-se referência nacional na implantação da AMQ.
A AMQ foi lançada em 2006 pelo Ministério da Saúde e permite aos municípios melhorar a qualidade da Atenção Primária, com ênfase na Estratégia da Saúde da Família.
No Espírito Santo, aproximadamente 90% dos municípios já aderiram à avaliação e, detalhe: ela não é obrigatória. “Os secretários municipais de Saúde aderem à AMQ se quiserem e junto a seus técnicos executam os trabalhos de qualificação. Cabe ao Estado ser o indutor desse processo”, destacou o técnico e referência estadual em AMQ, Wallace Cazelli.
Os reflexos da adesão à AMQ já são sentidos e começaram a ser mensurados pela Sesa. Um questionário elaborado pela Secretaria e respondido pelos municípios mostrou que a adesão está gerando ações concretas, mesmo no estágio inicial do processo.
Alguns exemplos são: a parceria entre as equipes de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde (em 55 % dos municípios) e a melhoria das condições de infra-estrutura das unidades de saúde da família (em 48 % dos municípios).
Quem quiser conferir a programação completa do III Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família pode acessar o link do evento, disponível no site www.saude.gov.br/dab. Mais informações da AMQ no endereço www.saude.gov.br/amq.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Manuella Siqueira
manuellaromeiro@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br