16/10/2009 05h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h25

Espírito Santo inicia preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental

Começam nesta sexta-feira (16) as etapas macrorregionais preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (I Cesa/ES), marcada para os próximos dias 26 e 27 de outubro. Serão realizadas três etapas com os municípios das macrorregiões Norte, Centro e Sul, sendo a primeira em Linhares (16), a segunda em Aracruz, neste sábado (17), e a terceira em Cachoeiro de Itapemirim, na terça-feira (20).

Com o tema “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, os encontros regionais têm o objetivo de reunir, discutir e selecionar as propostas e que serão levadas para apreciação e aprovação na Conferência Estadual. Além disso, serão selecionados os delegados indicados pelas representações.

A Cesa/ES vai envolver os trabalhos atribuídos a três secretarias de Estado – Saúde (Sesa), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) – e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a referência técnica da Sesa, Gilsa Rodrigues, a divisão das etapas em macrorregionais vai facilitar a visibilidade dos problemas e propostas. “Alguns municípios realizaram as etapas municipais, onde discutiram o tema em nível local. Agora, vamos reunir por região, podendo enxergar ainda mais de perto estas ações. É uma forma de descentralizar e garantir a participação de todos”, destacou.

Conferências

Após a realização das etapas macrorregionais, todo trabalho será levado para a Cesa/ES, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no Sesc de Guarapari. Na etapa estadual, haverá nova seleção de propostas e delegados – num total de 29 – que irão participar da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (I CNSA), entre os dias 15 e 18 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Os 29 delegados são representantes de movimentos sociais, trabalhadores e empresarial; ONGs; academias; e poderes públicos Municipal e Estadual. Os eixos que serão abordados durante todas as etapas das Conferências são: ‘Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta’; ‘Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios’; e ‘Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis’.

Serviço:
Etapas preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (I Cesa/ES)

Macrorregião Norte – Linhares
Dia: Sexta-feira (16)
Local: Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 155, Novo Horizonte, Linhares
Municípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus

Macrorregião Centro – Aracruz
Dia: Sábado (17)
Local: Sesc de Aracruz
Endereço: Rua Professor Lobo, 650, Centro
Municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Macrorregião Sul – Cachoeiro de Itapemirim
Dia: Terça-feira (20)
Local: Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI)
Endereço: Rodovia ES 482 (Cachoeiro – Alegre), KM 05, Morro Grande
Municípios: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Programação das etapas macrorregionais:

7h30 – Credenciamento e café da manhã
8h30 – Abertura Oficial
9h – Aprovação do Regulamento da Conferencia Regional
10h – Palestra: “A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: Construindo Cidadania, Qualidade de Vida e Territórios Sustentáveis”
11h – Composição dos grupos - Debate dos eixos temáticos e elaboração de propostas
12h – Almoço
13h – Retorno dos Grupos
16h – Plenária Final: leitura e aprovação das propostas dos trabalhos dos grupos
18h – Eleição de Delegados e Encerramento

Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Fernanda Porcaro/Karlla Hoffmann