25/04/2007 15h44 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Espírito Santo sedia a 6° Reunião Anual das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde

O Espírito Santo sedia, a partir desta quarta-feira (25), até a próxima sexta-feira (27), a 6° Reunião Anual das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Participarão do evento o Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os diretores e coordenadores pedagógicos de 37 entidades técnicas de todos os estados do Brasil.

Entre os temas abordados, será dada atenção especial para os modelos de gestão das Escolas Técnicas, principalmente para os aspectos de natureza jurídica. Os participantes poderão apresentar alternativas e discutir o assunto com os representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação do Estado, Naya Athayde, a atual rigidez das gestões das escolas técnicas impede que elas tenham autonomia financeira para executar suas missões. Ela destacou que o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, tem a intenção de mudar esse modelo de administração. Inclusive, é esperada uma nova sede para a Escola Técnica do SUS do Espírito Santo, que seria transferida do prédio do IAPI, no Centro de Vitória, para Cobilândia, em Vila Velha. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Saúde.

A abertura da reunião será no dia 25, às 9 horas, no Hotel Quality, em Vila Velha, com a participação do secretário Anselmo Tose, do secretário da Educação (Sedu), Haroldo Corrêa Rocha, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior e da diretora das Ações Técnicas do Ministério da Saúde, professora Ena Galvão.

As Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde são entidades mantidas pelos Governos Estaduais que têm o objetivo de formar trabalhadores na área da saúde. No Espírito Santo, o Núcleo de Educação e Formação em Saúde da Sesa já formou 7.354 auxiliares e técnicos em enfermagem. Atualmente, a escola oferece um curso de capacitação inicial de Agentes Comunitários de Saúde. A previsão é que em um ano 5.041 agentes sejam formados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard