Espírito Santo tem 41.503 notificações de dengue
Os municípios com maior número de notificações absolutas são, na ordem, Serra, Vila Velha, Vitória, Nova Venécia e Baixo Guandu.
Foram registradas, até a última sexta-feira (06), 1.434 suspeitas da dengue grave que evoluíram para cura. Destes, 236 foram confirmados como Dengue com Complicações (DCC) e 127 como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Os demais estão sob investigação.
Municípios com maior número absoluto de notificações acumuladas (04/01 a 25/05):
Óbitos
Em 2009, houve 30 mortes confirmadas pela Sesa e 23 estão em investigação pelo Comitê de Investigação de Óbito da Secretaria.
Dos 30 óbitos confirmados, 15 foram em decorrência de FHD, e registrados nos municípios de Serra, Linhares, Vila Velha, Guarapari, Nova Venécia, Conceição da Barra e Vitória.
As outras 15mortes, classificadas como DCC, aconteceram em Vila Velha, Cariacica, Baixo Guandu, Nova Venécia, Vitória e Serra.
Dengue com Complicações (DCC) é todo caso que não se enquadre nos critérios de FHD e a classificação de dengue clássica é insatisfatória, dada a gravidade do quadro clínico-laboratorial. Nessa situação, um dos itens a seguir caracteriza o quadro: alterações neurológicas, disfunção cardiorrespiratória, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, por exemplo.
As análises dos casos em investigação são concluídas em até 90 dias, a contar da data do óbito.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br