26/05/2006 08h13 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Estado é sede de oficina sobre educação permanente no controle social do SUS

Para construir e definir como deverão ser realizadas as capacitações dos conselheiros de saúde, começa nesta segunda-feira (29) a Oficina Regional para Discussão das Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social do SUS. O evento será encerrado na quarta-feira (31).

A Oficina acontece no Hotel Hostess, Praia da Costa, em Vila Velha. A solenidade de abertura será nesta segunda-feira (29), às 19 horas, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose. Participarão, ainda, representantes do Ministério Público Estadual, do Conselho Nacional e do Ministério da Saúde.

A oficina aconteceu em todas as regiões do País. Na região Sudeste, o local escolhido para ser sede do evento foi o Espírito Santo, com a participação de 30 conselheiros por estado – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – totalizando 120 participantes.

De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Aylton Simonelli Junior, o Estado foi escolhido para ser sede da oficina por ter o Conselho “mais organizado e avançado da Região”, disse. “Além disso, estamos em primeiro lugar na implantação e atualização do Cadastro Nacional dos Conselhos de Saúde”, afirmou.

Sistema

“O cadastro é um sistema online, criado pelo Ministério da Saúde, onde são disponibilizadas informações gerais dos Conselhos Municipais e Estadual, como a equipe de conselheiros, votações e outros dados. A atualização do Estado está sempre completa e em dia”, explicou Aylton.

No Espírito Santo, ainda de acordo com Aylton, existe uma média de 850 conselheiros. O objetivo é que todos sejam capacitados. “Primeiro é realizada essa oficina nas regiões do País para definir a forma de capacitação, a partir das diferentes realidades e necessidades. Depois, vem o treinamento”, completou.

A realização da Oficina é uma parceria entre o Ministério da Saúde/Conselho Nacional e a Secretaria de Estado da Saúde/Conselho Estadual.

Programação:

Segunda-feira (29)
18 horas – Credenciamento
19 horas – Abertura oficial
21 horas – Coquetel

Terça-feira (30)
09 horas – Oficina
12 horas – Almoço
14 horas – Oficina
16 horas – Cofee-break
18 horas – Encerramento

Quarta-feira (31)