08/10/2012 13h50 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Estado irá sediar campeonato brasileiro feminino de basquetebol em cadeira de rodas

O Estado irá receber nesta quarta-feira (10) equipes de todo o País que irão participar do Campeonato Brasileiro Feminino de Basquetebol em cadeira de rodas, que será realizado entre essa quinta-feira (11) e domingo (14), no Ginásio de Esportes Jones dos Santos Neves (DED), em Vitória. O evento tem o apoio do Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Crefes), que também terá uma equipe disputando o torneio e representando o Espírito Santo.

Ao todo, oito equipes e 120 atletas participarão do campeonato, dos estados do Pará, Pernambuco, Ceará, Brasília, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. O treinador da equipe capixaba, professor Martoni Moreira Sampaio, informa que as atletas da unidade vêm treinando todas as terças e quinta-feiras no Crefes. Ele lembra que, no ano passado, a equipe ficou em quinto lugar no mesmo campeonato, realizado em Belém.

O objetivo do torneio é mobilizar o segmento das mulheres com deficiência física para adesão à reabilitação esportiva, promover as ações desenvolvidas na área do esporte paraolímpico, despertar nos setores públicos e privados a importância de se investir no esporte paraolímpico e motivar o intercâmbio esportivo-cultural entre os Estados.

Segundo Martoni, é importante a realização deste tipo de evento já que as mulheres com deficiência têm mais dificuldade de inclusão social que os homens. Além disso, elas possuem mais responsabilidades e acumulam atividades, como cuidar da casa e dos filhos, não conseguindo, muitas vezes, dedicar seu tempo ao esporte e lazer. “Precisamos fomentar a participação feminina nas competições esportivas para propiciar que elas demonstrem sua competência, determinação e superação nessa área e em outras”, afirma Martoni.

Hoje, no Crefes, cerca de 20 mulheres deficientes, com idade variando entre 14 e 55 anos, participam de atividades esportivas, como prolongamento da atividade terapêutica.

O Campeonato Brasileiro Feminino de Basquetebol é uma realização da Confederação Brasileira de Basquetebol em cadeira de rodas (CBBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes Físicos do Espírito Santo (Irefes) com o apoio do Crefes, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp), Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), GV Bus Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do ES (Setpes).


Serviço:

Campeonato Brasileiro Feminino de Basquetebol em cadeira de rodas
Data: 10 a 14 de Outubro
Local: Ginásio do DED
Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira, em Vitória.

Programação:

Quarta-feira(10):

Chegada das delegações, classificação funcional dos atletas e reunião informativa.

Quinta-feira (11):

Início dos jogos: 9 horas
Jogos de Basquetebol em cadeira de rodas entre as equipes femininas dos Estados participantes e entre os jogos apresentações de projetos de Inclusão das Escolas do Município de Vitória.
Solenidade de abertura oficial do Evento: 17h30min
Encerramento: 21 horas

Sexta-feira (12) e sábado (13):
Início dos jogos: 8 horas
Jogos de Basquetebol em cadeira de rodas entre as equipes femininas dos Estados participantes e entre os jogos apresentações de projetos de
Inclusão das Escolas do Município de Vitória. Encerramento: 20 horas

Domingo (14):

Disputa de 3° e 4 ° Lugar: 8 horas
Final: 9h30min
Cerimônia de Premiação: 11 horas
Encerramento: 12 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard