19/11/2005 10h24 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Estado, prefeitura e moradores juntos no combate à dengue

“Temos que estar todos juntos no combate à dengue. Estado, prefeituras e a população”, disse o secretário estadual de Saúde, Anselmo Tose, durante a abertura estadual do Dia “D” de Combate à Dengue, na manhã deste sábado (19), em Nova Brasília, Cariacica.

No evento, Tose ressaltou a importância da conscientização da população diante dos perigos e dos problemas que a doença pode causar, e reiterou as orientações sobre como evitar a doença. “Fiquem atentos aos lugares que podem acumular água parada na sua casa ou quintal”, orientou.

Além disso, o secretário elogiou a ação da prefeitura do município, que vem diminuindo o número de casos a partir do trabalho de prevenção, que diminuiu de 11 para 6%, o número de residências não atingidas pelas equipes de combate.

Mil e duzentas pessoas, entre agentes de saúde, agentes do Programa Saúde da Família (PSF), equipe de limpeza pública, funcionários da prefeitura e voluntários de Cariacica, realizarão durante todo o dia a “limpeza da cidade”, efetuando ações de combate ao mosquito da dengue nas ruas e nas residências.

Logo no início da manhã, os participantes fizeram uma caminhada da Escola Branca de Neve até a pracinha do bairro, onde aconteceu a solenidade de abertura, com grande participação dos moradores, que receberam panfletos educativos e orientações da equipe de trabalho. Os secretários Municipal e Estadual de Saúde também participaram da caminhada.

“É isso que devemos fazer. Estar junto da população, orientando e trabalhando para impedir que o mosquito da dengue se multiplique. É muito bom ver a participação dos moradores”, disse o secretário Anselmo Tose.

Além da caminhada, ao final da solenidade, os participantes assistiram às apresentações de bandas marciais e peça teatral.

O “Dia D” acontece em todos os municípios capixabas. O Espírito Santo registrou até o final de outubro 6.330 casos, contra 5.142 casos notificados em 2004, resultando em um aumento de 23%. Os municípios com maior notificação em 2005 foram Serra, com 1.763 casos; Vitória, com 1.134 registros; Nova Venécia, com 1.106 ocorrências; Cariacica, com 777 casos; e Vila Velha com 379 registros.

Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti, que se prolifera em água parada e limpa.

A população pode ajudar no controle, seguindo regras básicas como:
retirar a água dos pratos de vasos de plantas ou de xaxins; retirar a água acumulada das bromélias ou plantas que acumulem líquido; fechar bem os sacos de lixo e deixar sempre fechados os ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha.

Além disso, também é preciso retirar, periodicamente, a água das bandejas externas das geladeiras; tratar a água das piscinas com cloro, limpando o local pelo menos uma vez por semana; guardar garrafas PET ou de vidro e baldes com a boca para baixo e vazios e entregar pneus velhos para o serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, armazenar em local aberto.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271