06/10/2014 08h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h42

Evento reúne experiências bem-sucedidas na área de saúde

Profissionais e estudantes da área de saúde reúnem-se, nesta terça (07) e quarta-feira (08), na 3ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde do Espírito Santo (Expoviges). O evento será realizado no Hotel Fazenda Flamboyant, em Guarapari.

Na edição deste ano, serão apresentados 47 trabalhos – 29 apresentações orais e 18 em formato de pôster. São iniciativas que tiveram sucesso nas áreas de vigilância em saúde e atenção primária nos âmbitos municipal e estadual, e que serão compartilhadas com o objetivo de que as boas ideias sejam multiplicadas e incorporadas ao dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS) - veja programação em anexo abaixo.

“Temos ficado muito satisfeitos com os resultados desse evento. Nas primeiras edições, percebemos uma grande integração entre a vigilância e a atenção primária, justamente o que esperamos que aconteça cada vez mais”, enfatiza a gerente da Vigilância em Saúde estadual, Gilsa Rodrigues.

Um bom exemplo dessa integração à qual Gilsa se refere é o trabalho que será apresentado por Gabriel Pitanga Soneghet, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Anchieta, Região Sul do Espírito Santo.

A equipe de Gabriel verificou uma deficiência no processo de notificação dos casos de violência doméstica e no acolhimento das vítimas no município. A partir daí, desenvolveu uma série de ações – entre elas treinamento de todos os profissionais do Programa de Saúde da Família – que resultaram numa melhoria expressiva do serviço.

“Melhoramos a abordagem feita pelo agente de saúde quando em visita às casas e também a atitude desse profissional, porque há casos em que ele percebe a presença da violência, orienta a vítima, mas ela, por algum motivo, não procura ajuda. Para esses casos, firmamos uma parceria com o Serviço Social, que pode ser acionado para fazer uma visita com foco específico na vítima de violência”, explicou Gabriel.

Seleção e premiação

Para chegar à Expoviges, os trabalhos passaram por uma banca formada por técnicos da saúde estadual e do campo universitário. Os dois ou três melhores de cada área temática foram escolhidos para apresentação oral e concorrerão na mostra competitiva. O prêmio previsto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), organizadora da iniciativa, é um tablet.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Juliana Rodrigues/Kárita Iana/Marcos Bonn
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard