24/05/2007 05h15 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Experiência bem-sucedida da Sesa no acesso a medicamentos é apresentada na Fiocruz

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da sua Gerência de Assistência Farmacêutica, foi convidada pela Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) para participar do seminário “Acesso a Medicamentos: Iniciativa da Agenda Atual”, e o coordenador da gerência, Silvio Machado, fez, nesta quarta-feira (23), uma palestra mostrando a experiência capixaba.

O seminário foi realizado na sede da Fundação Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, entre outros convidados.

O Espírito Santo foi convidado para participar do evento pelos avanços alcançados, nos últimos 12 meses, no acesso aos medicamentos. O Estado tem o melhor nível de cobertura no País: dos 204 medicamentos relacionados, 98% estão disponíveis no estoque.

No atendimento à população, enquanto em 2002 o Estado realizava pouco mais de 68 mil atendimentos nas farmácias do Centro Regional de Especialidades (CRE), em 2005 chegou a 147 mil. Já, no ano passado, teve um aumento de 42%, alcançando um total de 207 mil atendimentos.

O seminário contou com a participação de representantes de todo o País que conheceram, por meio da palestra de Silvio Machado, a administração capixaba no setor de acesso a medicamentos.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br