05/06/2008 05h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Fapes e Sesa preparam oficina e seminário sobre pesquisas na área de saúde

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão preparando uma oficina para definição de temas prioritários voltados para Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

Prevista para acontecer no mês de julho, a oficina reunirá pesquisadores e gestores da área de saúde para escolher as linhas temáticas de pesquisa do próximo edital PPSUS, que será lançado pela Fapes em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNpq) e o Ministério da Saúde (MS) ainda este ano. O objetivo é assegurar que este edital contemple pesquisas em temas prioritários voltados para a melhoria da qualidade do Sistema único de Saúde (SUS) do Espírito Santo.

A publicação do edital faz parte do programa nacional “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde”, que busca investir e financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população, que necessitam de conhecimento científico para sua resolução.

Paralelo a esta ação, a Fapes e a Sesa também preparam um seminário de avaliação dos projetos de pesquisa em andamento pelo Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que será realizado no mês de agosto.

A intenção é realizar uma avaliação parcial e final dos projetos apoiados por meio do edital PPSUS MS/Cnpq/IPES nº 001/2005 e do edital MS/Cnpq/Fapes nº13/2006, uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNpq).

O evento contará com a participação de consultores adhoc do Espírito Santo, e de outros estados, que avaliarão a qualidade e a aplicação destas pesquisas financiadas pelo Estado e pelos órgãos federais.

No seminário serão apresentadas 37 pesquisas com temas prioritários de saúde. Nos últimos dois anos, foi feito um investimento de R$1 milhão no apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento prioritários para o SUS no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SECT
Luisi Pessôa
Tels: 3380 3780 / 9964.2490
luisi@sect.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Sesa
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard