07/07/2008 12h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Fapes e Sesa promovem oficina sobre Pesquisas para o Sistema Único de Saúde

Prioridades em pesquisas para a melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo serão discutidas nesta terça (08) e quarta (09), durante todo o dia, no Auditório do Centro de Treinamento D. João Batista, na Ponta Formosa, em Vitória.

O evento é promovido pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), direcionado para 60 profissionais, entre técnicos e gestores da área, além de representantes das instituições de ensino superior em saúde.

Segundo a chefe do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sesa, Solange Loss Corradi, a oficina resultará na escolha de linhas temáticas de pesquisa para o próximo edital do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que será lançado pela Fapes em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNpq) e o Ministério da Saúde (MS) ainda este ano.

Entre os temas que serão discutidos, Solange Loss adianta assuntos como Vigilância dos Agravos e Riscos à Saúde; Violência, Acidente e Trauma; Morbimortalidade Materno Infantil; Avaliação de Tecnologia e Economia em Saúde; Sistemas e Políticas de Saúde e a gestão do SUS no ES, que serão abordados nos dois dias de evento.

A publicação do edital do PPSUS faz parte do programa nacional “Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde”, que busca investir e financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população, que necessitam de conhecimento científico para sua resolução.

Nos últimos dois anos, foi feito um investimento de R$1 milhão no apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento prioritários para o SUS no Espírito Santo.

Seminário

Paralelo a esta ação, a Fapes e a Sesa também preparam um seminário de avaliação dos projetos de pesquisa em andamento pelo Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que será realizado ainda no segundo semestre.

A intenção é realizar uma avaliação parcial e final dos projetos apoiados por meio do edital PPSUS MS/Cnpq/IPES nº 001/2005 e do edital MS/Cnpq/Fapes nº13/2006, uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNpq). Este evento contará com a participação de consultores adhoc do Espírito Santo e de outros estados que avaliarão a qualidade e a aplicação destas pesquisas financiadas pelo Estado e pelos órgãos federais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard