04/04/2008 11h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Farmácia de Vila Velha passa por avaliação nesta sexta (04)

A farmácia do Centro Regional de Especialidades (CRE) de Vila Velha passa por uma avaliação, nesta sexta-feira (04), realizada pelo Serviço de Supervisão e Monitoramento Permanente da Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As farmacêuticas responsáveis pela vistoria, Patrícia Barcelos e Adagilsa Saade, já estiveram nos CREs de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina, onde foi a última parada, no dia 19 de março. O primeiro ciclo de visitas deve ser encerrado no próximo dia 08, na Farmácia Metropolitana, em Cariacica.

De acordo com Patrícia Barcelos, entre outros, três aspectos são analisados nos locais de fornecimento de medicamentos: a estrutura física, o processo de trabalho e os resultados, para os quais são distribuídas determinadas pontuações.

Segundo a farmacêutica, o Serviço de Supervisão é uma ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico da situação das farmácias do Estado. “O produto das supervisões é um relatório”, conta ela. Por meio deles, as coordenações das farmácias e as superintendências regionais ficam a par do que foi verificado.

O Serviço de Supervisão

De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica do Estado, Silvio Machado, foram definidas metas a serem alcançadas por cada local de fornecimento de remédios que se relacionam à estrutura, ao processo de trabalho e aos resultados proporcionados aos usuários do serviço.

Segundo o gerente, serão distribuídos pontos de acordo com o desempenho das farmácias e um ranque será elaborado para representar o local que tiver a melhor performance. O melhor colocado receberá uma premiação (em definição).

Serão avaliados aspectos como o nível de cobertura farmacêutica, o número de atendimentos, o grau de satisfação dos usuários e o índice de perda de medicamentos. “A proposta é estimular uma concorrência positiva”, explica Silvio Machado.

“Esta idéia está inserida em uma lógica de estratégia de melhoria contínua e também está dentro da proposta da Farmácia Cidadã. É uma busca pela excelência da qualidade dos serviços ofertados aos usuários da farmácia. É uma técnica leve, de baixo custo e alto impacto”, conclui o gerente.

Os cinco locais que serão avaliados são as farmácias dos CREs Metropolitano, de Vila Velha, de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. Cada um deles será inspecionado uma vez a cada dois meses. As visitas foram distribuídas em ciclos. Um ciclo abrange cinco viagens.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha