14/01/2011 16h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h29

Filantrópicos terão R$ 210 milhões repassados pela Sesa em 2011

O Governo Estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), vai repassar em 2011 recursos da ordem de R$ 210,5 milhões para oito hospitais filantrópicos do Espírito Santo. A solenidade que marcou a assinatura dos novos contratos foi realizada nesta sexta-feira (14), no Palácio Anchieta. O evento, que reuniu aproximadamente 70 pessoas, teve a participação do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, entre outras autoridades, como deputados, secretários municipais de saúde e representantes de hospitais.

O secretário Tadeu Marino ressaltou que a Sesa quer fortalecer o SUS no Espírito Santo e que a rede filantrópica é fundamental, pois colabora para qualificar a saúde no Estado, complementando a rede própria da Sesa com mais leitos, exames e procedimentos para a população. “O Estado vem fazendo um investimento maciço na rede para que ela seja cada vez mais resolutiva e a Secretaria alcance cada vez mais o papel de reguladora e fiscalizadora da saúde”, disse.



O governador Renato Casagrande pediu o comprometimento de todas as entidades filantrópicas e garantiu que o Governo do Estado continuará sendo parceiro dos hospitais. “Temos o compromisso de fortalecer a parceria com os filantrópicos. Para isso, precisamos que as entidades estejam organizadas e possuam profissionais com capacidade de gestão. Nossos dois focos de trabalho são o atendimento às camadas mais vulneráveis da sociedade e o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões capixabas. E os investimentos em saúde pública são fundamentais para que possamos atingir nossos objetivos”, afirmou.



O valor dos novos convênios é 15,5% superior ao repassado para os filantrópicos em 2010. Os recursos vão garantir a oferta de procedimentos e serviços de média e alta complexidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão mais de 55 mil internações, além de cirurgias, tratamento oncológico, exames especializados, consultas ambulatoriais, entre outros.



As instituições beneficiadas são os Hospitais Evangélicos de Vila Velha e de Cachoeiro de Itapemirim; as Santas Casas de Vitória, Cachoeiro e Iúna; o Infantil de Cachoeiro, além da Maternidade de Cariacica e Pró-Matre, em Vitória.

Atualmente a Sesa possui contratualização com 11 hospitais filantrópicos, sendo que três deles – Hospital das Clínicas (Hucam), Santa Rita e Hospital dos Ferroviários – têm convênios ainda vigentes e previstos para serem renovados a partir de junho.

Serviços

Os novos convênios aumentarão a oferta de serviços e, em alguns casos, possibilitarão oferecer novos procedimentos, como neurocirurgia e embolização para pacientes da Região Sul, no Evangélico de Cachoeiro. O Hospital irá ainda aumentar em 34% o número de radioterapias, ultrapassando 68 mil procedimentos no ano, além de abrir quatro novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

No Hospital Infantil de Cachoeiro, os exames especializados vão passar de 400 para 10.120 por mês, com destaque para ultrassonografias, que terão um aumento de 2.430%. Já a Santa Casa de Iúna passará a ofertar exames especializados – como ultrassonografia -, e ampliará o número de cirurgias de média complexidade, como hérnia, vesícula e ginecológicas.

No Hospital Evangélico de Vila Velha, haverá abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), que passará a contar com 50 leitos intensivos e semi-intensivos para pacientes do SUS.

Saiba mais

A contratualização – como são chamados estes convênios - é um instrumento formal de regulação da atenção hospitalar. Por meio dela, os hospitais têm a garantia de um recurso fixo mensal, mas para isso precisam cumprir metas estipuladas a partir do contrato. Os indicadores de metas são específicos, ou seja, variam de acordo com a capacidade de produção, a especialidade e necessidades de cada hospital.

O fortalecimento dos hospitais filantrópicos é um das estratégias da Sesa. Esquecida em todo o país, a rede filantrópica no Espírito Santo recebeu apoio e financiamento da Secretaria, aumentando o número de leitos e serviços para o SUS.

Custeio dos Filantrópicos - 2011











Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard