22/07/2015 08h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Funcionários do Hospital Estadual Dr. Jayme recebem formação em auditoria interna

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, formou aproximadamente 60 funcionários em auditoria interna. A oferta da capacitação visa o fortalecimento da equipe, que passa a ter melhor condição de contribuir para a manutenção dos padrões de qualidade conquistados pelo hospital. Planejamento, implementação de processos, qualidade, requisito e conformidades foram alguns dos conceitos trabalhados durante o curso.

A enfermeira Luciana Costa, do Escritório da Qualidade do Hospital Estadual Dr. Jayme, explica que a auditoria interna tem o objetivo de melhorar os processos internos a fim de garantir a segurança e a qualidade da assistência hospitalar. “Com a formação, os profissionais estão capacitados para analisar as dificuldades e contribuir com a correção de qualquer desvio nos processos de sua unidade de trabalho, além de estarem preparados para tomar decisões estratégicas,” detalhou.

A coordenadora do setor de Hotelaria, Marciléa Leandro, foi uma das convocadas para o curso de auditoria interna. Para ela, uma oportunidade de conhecer mais a fundo as especificidades das normas internas e, assim, poder aplicá-las corretamente no dia a dia. “A Hotelaria é responsável pelo controle e dispensação dos enxovais usados pelos pacientes, e aprender técnicas de gerenciamento foi fundamental para garantir a aplicação das normas que regem esse serviço”, explicou.

Após o curso de auditoria interna, o gerente das unidades assistenciais, Daniel Perini, implantou a Visita Multidisciplinar na Unidade de Urgência e Emergência. “Todos os profissionais envolvidos na recuperação dos pacientes se reúnem e, em conjunto, analisam caso a caso. Estamos criando uma visão sistêmica e buscando intervir previamente nas situações que podem gerar falhas”, diz.

Qualidade

No início deste ano, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves conquistou a Acreditação Plena – ONA Nível II e a certificação ISO 9001:2008. As organizações acreditadoras auditaram todas as unidades do hospital para verificar processos, estrutura física e qualidade dos serviços prestados. A enfermeira do Escritório da Qualidade, Luciana Costa, explica que as certificações precisam ser mantidas, ou seja, não basta tê-las conquistado, é preciso trabalhar continuamente para sustentá-las.

“O Hospital acabou de passar por dois processos de certificação, o da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o da Organização Internacional para Padronização (ISO). Isso significa que nosso objetivo, neste momento, é melhorar os processos, implementar novas técnicas e orientar todos os setores quanto aos modelo de trabalho institucional”, disse Luciana Costa.



Segundo a analista Lorena Tresmann, todo o processo de auditoria de certificação será repetido no fim do ano, portanto, a formação de auditores internos vai ajudar na busca pela manutenção das certificações. “Os auditores das organizações acreditadoras voltam ao hospital para auditar todas as unidades assistenciais, administrativas e áreas de apoio com o intuito de verificar os processos e as melhorias implementadas desde a última visita. A formação interna dos nossos profissionais vai desenvolver as habilidades necessárias para participarem do processo munidos de conhecimento e domínio das normas”, concluiu.

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Texto: Ravane Denadai
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