23/03/2006 16h01 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Funcionários do Roberto Silvares podem ser doadores de medula óssea

O Hemocentro Regional de São Mateus realizou, nesta quinta-feira (23), a primeira palestra sobre doação de medula óssea. O evento foi realizado no refeitório do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, tendo como público-alvo os próprios funcionários da instituição.

“É importante fazermos um trabalho como este com a população. Com este evento, nossos funcionários tiveram a oportunidade não só de esclarecer sobre o assunto, que é pouco divulgado, como também poderão, quem sabe, salvar uma vida”, declarou o diretor-geral do hospital, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.

As dúvidas e explicações foram ministradas pela assistente social do Hemocentro, Márcia Morandi, que mostrou o quanto cada um pode colaborar e salvar vidas. “Fizemos um processo de conscientização com aqueles que compareceram”, disse.

“Mostramos que para ser um doador só é preciso ter entre 18 e 55 anos e ter bom estado de saúde. Não é necessário ter peso estipulado e também não são excluídos aqueles doadores com antecedentes de doenças infecciosas. O que é excluído são apenas aquelas pessoas que são portadoras de doenças oncológicas”, explica a assistente social.

Depois da palestra, os possíveis doadores fizeram a coleta de uma amostra de sangue (10ml) para a tipagem HLA, quando são verificadas as características genéticas importantes para a seleção de um doador. A partir daí, o Hemocentro se encarregará de encaminhar o cadastro para o Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea).

Durante o evento, foi relatado também que doar a medula óssea é seguro, e que nunca houve nenhum acidente com doador. “Além disso, não dói, e as células doadas se refazem em aproximadamente 15 dias”, reiterou Morandi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Franciane Barbosa
Texto: Cíntia Zaché – gerente da Assessoria de Comunicação e Marketing do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard