23/04/2015 09h38 - Atualizado em 23/09/2015 13h43

Gerentes do Hospital de Urgência adotam dinâmica para qualificar atendimento

A equipe de gerentes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência encontrou uma forma de agregar teoria e prática para identificar, resolver e qualificar ainda mais o atendimento na unidade. Os profissionais estão utilizando o livro “Se a Disney Administrasse seu Hospital - 9 ½ coisas que você mudaria’’como ferramenta de estudo e para aplicar em suas atividades.

O livro é desenvolvido em vários tópicos e aborda assuntos como: de que forma buscar a cortesia para atingir resultados de eficiência na estadia do paciente no hospital. A obra faz comparações entre as diversas maneiras de atender visando a confiança e a satisfação de pacientes e acompanhantes.

Para iniciar a integração da equipe na atividade, é realizado um sorteio com o nome do gerente que será responsável por apresentar um capítulo do livro na semana seguinte. Na apresentação, ele deve relatar os pontos mais impactantes da leitura e compará-los com a realidade do hospital.

O primeiro capítulo foi apresentado pelo enfermeiro Lucas Lima. Na dinâmica, Lucas destacou o comprometimento, a importância de um atendimento atencioso e singular, levando em consideração a avaliação final do paciente.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Gláucia Maria Campos, as informações assimiladas durante a dinâmica estão contribuindo para inspirar os gerentes do hospital a adotarem uma atitude ideal para novos conceitos, sensibilizando-os para a importância de ser cortês e de buscar a pró-atividade e o trabalho em equipe.

Gláucia Campos explica ainda que a metodologia aplicada na dinâmica surgiu do “Método da Cumbuca”, do consultor em gestão Vicente Falconi. Essa metodologia tem como objetivo trabalhar a integração dos líderes e, consequentemente, compartilhar resultados com todos os funcionários. “Na primeira apresentação tivemos um resultado positivo, pois o processo oportuniza aos envolvidos uma interação e minimiza as barreiras entre equipe ao atingir os colaboradores do hospital”, afirma a gerente.

Apresentações

As apresentações são realizadas às segundas-feiras, às 8h30, nas reuniões semanais da direção com os gerentes do hospital. Na ocasião, também são alinhadas as metas da semana, bem como os resultados a serem alcançados.

Autor e livro

O livro ‘’Se a Disney administrasse seu hospital – 9 ½ coisas que você mudaria’’ é de autoria de Fred Lee. O autor é administrador de empresa e se tornou um dos palestrantes requisitados na área da saúde, recebendo convites de empresas e hospitais de várias partes do Brasil e do exterior para abordar o tema.

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