25/03/2013 12h03 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Gestores da saúde debatem melhorias para os SUS

Secretários municipais recém-empossados debatem, nesta segunda (25) e terça-feira (26), sobre novidades na legislação e a organização dos serviços públicos de saúde. O encontro funcionará como um guia instrutivo para orientar os novos gestores sobre como e de que forma podem aplicar os recursos e comprovar os gastos na área.

Além de permitir a troca de experiências, o ‘1º Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Saúde’ também abrirá espaço para detalhar e tirar as dúvidas sobre as responsabilidades de cada ente federado nas ações que visam ao desenvolvimento e qualificação dos serviços prestados. O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, participou da abertura do evento.

“Esse encontro é de fundamental importância, pois sem a unidade dos gestores municipais de saúde não construiremos o SUS que queremos. O governador Renato Casagrande é uma pessoa muito municipalista, portanto, pautamos nossas ações levando-se em consideração essa característica. Eu já fui secretário municipal e sei as dificuldades. Estamos aqui para ajudar nas soluções”, disse.

Marino ressaltou as ações do Governo no fortalecimento da atenção primária. “Estamos dando continuidade ao projeto de financiamento de Unidades Saúde da Família. É uma iniciativa que investe na melhoria da ambiência dos trabalhadores e profissionais da saúde. Isso vai permitir a expansão da Estratégia Saúde da Família aqui no Estado. Além das obras, também investimos na qualificação de mais de dois mil profissionais da atenção primária”.

A novidade, a partir deste ano, fica por conta do cofinanciamento da atenção primária, que é mais uma ferramenta criada e custeada pelo Governo do ES para ajudar os municípios a se reorganizarem. “Discutimos a aprovamos o cofinanciamento, que teve a adesão de todos os 78 municípios capixabas. Repassaremos, em abril, a primeira parcela referente ao primeiro trimestre de 2013. É um projeto que julgo interessantíssimo, não pelo valor dos recursos, mas pela afirmação política do Governo do Estado”.



O secretário da Saúde aproveitou a ocasião e a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS) para cobrar resultados. “Estamos fazendo a nossa parte, mas não podemos esquecer que precisamos cobrar resultados a respeito dos investimentos feitos nos municípios”, finalizou.

Investimentos

Para o fortalecimento da atenção primária o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está financiando a construção de 73 Unidades Saúde da Família até final de 2014 (29 já entregues) e 12 novos Centros de Atenção Psicossoacial para Álcool e Drogas (CAPSad) para tratamento de pacientes com transtorno causado por dependência química (seis deles já entregues), sem contar o projeto que viabiliza a implantação de Farmácias Cidadãs Municipais.

Importante instrumento da atual gestão para tornar a atenção primária mais forte e resolutiva é o cofinanciamento da saúde. Neste ano, R$ 42,8 milhões de recursos próprios do Estado serão distribuídos aos 78 municípios capixabas, de acordo com a população, critérios sociais, econômicos e metas a alcançadas.

Cosems

Durante o encontro, também será definida a nova estrutura organizacional do Cosems. No primeiro dia, será feita a discussão sobre o processo eleitoral para a escolha dos novos diretores para o biênio 2013/2015. Antes do encerramento do evento, na terça-feira (26), será eleita a nova diretoria.

Serviço - 1º Encontro Estadual dos Gestores Municipais de Saúde

Data: Segunda (25) e terça (26)
Local: Hotel Flamboyant - Guarapari-ES
Público-alvo: Cerca de 250 participantes entre prefeitos, secretários, técnicos municipais e estaduais e palestrantes do Ministério da Saúde
Realização: Parceria SESA, COSEMS-ES, Ministério da Saúde

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira e Marcos Bonn
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard