16/05/2005 12h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Governador inaugura leitos semi-intensivos no HPM

A primeira unidade semi-intensiva pública do Estado, com 11 leitos disponíveis, foi inaugurada no Hospital da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (16) pelo governador Paulo Hartung, pelo secretário da Saúde,
Anselmo Tose e o diretor em Saúde do HPM, Walter Teixeira Melo Junior.

Com a inauguração haverá melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que em breve também contará com 50 novos leitos de internação intensiva (UTI´s) em hospitais das regiões Norte, Sul e Serrana do Espírito Santo.

De acordo com o governador Paulo Hartung, as melhorias estão acontecendo em todo o Estado. “Estamos trabalhando nos 78 municípios. Investindo muito e sem cobrar carteira de filiação de qualquer prefeito”.

Reformas e ampliações

O secretário Anselmo Tose anunciou uma série de melhorias para a saúde em todo o Espírito Santo. Entre elas estão as reformas nos hospitais São Lucas e Dório Silva; ampliação na quantidade de leitos de UTI; inauguração do novo prédio do Centro Regional de Especialidade de Vitória; e a retirada do atendimento psiquiátrico do hospital São Lucas.

Em relação aos novos leitos, o diretor em Saúde do Hospital da Polícia Militar, Walter Teixeira Melo Junior, informou que a oferta irá atender aos pacientes de médio risco, que ainda precisam de cuidados especiais, mas já conseguem respirar sem a ajuda de aparelhos.

Tose reforçou a importância dos leitos e lembrou que com eles “estaremos aumentando a rotatividade nas UTI’s, ajudando a desafogar o sistema. Nesta área o paciente conta com atendimento de enfermagem 24 horas e, ainda, acompanhamento médico, onde ele recebe todos os cuidados para sua recuperação até ser transferido para a enfermaria”, explicou o secretário.

Foram disponibilizados para a obra aproximadamente R$ 247 mil, liberados pelo Governo Federal. Uma área do HPM foi totalmente reformada e adequada para o atendimento semi-intensivo.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271