19/08/2004 15h42 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Governador inaugura nova UTI em São Mateus

O governador Paulo Hartung inaugurou nesta quinta-feira (19), as novas instalações da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Roberto Arnizaut Silvares. Acompanhado pelo secretário Estadual de Saúde, João Felício Scárdua, também testou as acomodações da nova ambulância com UTI móvel, fruto da parceria entre o Governo do Estado e Petrobrás.

O evento contou com a presença de mais de 300 moradores da cidade de São Mateus, e também estiveram presentes o secretário estadual de Educação, José Eugênio Vieira, o bispo de São Mateus, Dom Aldo Gerna, prefeitos da região, políticos, jornalistas e o corpo médico do Hospital Roberto Arnizaut Silvares.

Em seu pronunciamento, Hartung destacou os avanços na área de saúde no Estado. Confidenciou estar muito feliz em visitar São Mateus e prometeu novos investimentos para a região. “Vamos descentralizar o desenvolvimento no Espírito Santo. Quero que o Estado como um todo cresça e não apenas uma região. Prova disso são os esforços para melhorar a saúde em todos os pontos do Estado”.

O Governador relatou seu encontro com o Ministro da Saúde em Brasília, quando informou que o Estado vem investimento na saúde mais do que o previsto na constituição e destacou programas importantes com o Pró-vida, meta ambiciosa de redução dos índices de mortalidade infantil.

“Hoje, atendemos 100% da demanda que procura os hospitais. Tenho orgulho em dizer que ninguém sofre a doença na rua. Todos os hospitais estão de portas abertas. Ao mesmo tempo, tudo o que eu puder fazer para melhorar o atendimento e as condições de trabalho no Espírito Santo, eu vou fazer”, disse Paulo Hartung.

Modernidade

A nova UTI do Roberto Silvares, hospital referência no atendimento de urgência e emergência em São Mateus, tem capacidade para 10 leitos e foi projetada com total modernidade. A unidade tem boxes individuais com vidros que vão proporcionar maior comodidade aos pacientes e seus familiares.

A UTI passará de Unidade Tipo I, para Nível II, com equipamentos mais sofisticados, como o gerador para a implantação de marca passo provisório, e maior número de recursos humanos especializados.

Será a única neste porte no Norte do Espírito Santo, o que, para o secretário João Felício Scárdua, será um benefício não somente para os pacientes da região. “É de extrema importância que os usuários do SUS encontrem atendimento para os problemas de alto risco em São Mateus, sem precisar vir à Grande Vitória. O que ajudará a desafogar os nossos hospitais”.

O diretor geral do hospital, Allan Jacqueson Lobo, deu continuidade à obra, que foi iniciada numa outra gestão, há dois anos. A nova unidade foi concluída graças à parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Petrobras, iniciada em outubro do ano passado. No total foram investidos R$ 1.515.870.84.

Gustavo Tenório/ Clarissa da Costa
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271