22/09/2010 13h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Governador inaugura Unidade Saúde da Família de Baixo Guandu

O governador Paulo Hartung inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), a Unidade Saúde da Família de Baixo Guandu, município localizado na divisa com Minas Gerais. A construção da unidade, financiada pela Secretaria de Estado de Saúde, faz parte dos investimentos do Governo na organização da atenção primária à saúde nos municípios. O governador foi acompanhado pelos secretários Anselmo Tozi (Sesa) e Enio Bergoli (Seag).

Localizada no centro da cidade, a Unidade oferece à população consultórios médico (clínico e ginecológico) e odontológico, salas de observação, esterilização, acolhimento, vacinação, nebulização, farmácia, almoxarifado, copa, sala de estudo, depósito de resíduo hospitalar, auditório para 70 pessoas e capacidade para atendimento de seis mil pessoas. O projeto arquitetônico é ecologicamente correto para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. Entretanto, a unidade conta com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A Sesa repassou R$ 819 mil ao município para obras. A Unidade está totalmente equipada com aparelhos médico-hospitalares e mobiliários entregues pela Secretaria no valor de R$ 122 mil, tais como mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários.

Atenção Primária

A construção da Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, afirmou que esse é um dia especial porque o Governo estava inaugurando a segunda de um grupo de 66 Unidades de Saúde em construção no Estado. “O trabalho desenvolvido para a inauguração desta Unidade serviu de base para muitas outras, e tenho certeza que esta é uma das melhores em todo Brasil. Aqui no Norte do Estado havia um vazio no que se refere à saúde. Cirurgias e exames mais complexos tinham que ser encaminhados à Grande Vitória, mas agora essa realidade começa a mudar porque essa Unidade está completamente equipada. Mais do que uma Unidade, esse é um pacote de saúde para Baixo Guandu e o Noroeste do Estado”.

O prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Luis Cardoso, disse que a saúde no Espírito Santo pode ser dividida entre antes e depois de Anselmo Tozi. “Isso demonstra a vontade e força de trabalho do secretário e do Governo, e aqui agradecemos a ambos”. Ele também fez uma homenagem especial às agentes de saúde, pelo trabalho desenvolvido em medicina preventiva. “Com essa Unidade a saúde em Baixo Guandu não fica devendo nada a qualquer município do País”.

Reorganização

Finalizando o evento, o governador Paulo Hartung disse que essa inauguração é muito importante para toda região. “Tenho dito Estado afora, em cada passo que damos na Saúde do Estado, como ontem no São Lucas com o secretário Anselmo Tozi, que estamos celebrando a reorganização da Saúde no Espírito Santo, o que não é tarefa fácil. Esse trabalho é tão complexo que o presidente Obama, primeiro presidente negro dos EUA, mostrou que o País mais poderoso tinha 30 milhões de desprotegidos na saúde, mas ele foi à luta para aprovar no Congresso Nacional Americano um paliativo”.

O governador ponderou que o Espírito Santo buscou caminhos em suas limitações financeiras para resolver o nó da saúde. “No começo tínhamos dificuldades, mas hoje lançamos luzes na área, pois mexemos com tudo, reestruturamos hospitais, inauguramos recentemente o Hospital Central, e estamos construindo mais dois hospitais para chegar a 500 leitos. Levamos parceria aos hospitais filantrópicos, aumentamos o pagamento do SUS com recursos próprios para estimular a abertura de mais leitos e abrimos mais de mil em nosso Espírito Santo. Hoje temos 47 hospitais filantrópicos parceiros”, concluiu.

Rosimeri Pereira de Souza, conselheira tutelar, manifestou sua satisfação com a obra. “Esperamos grandes melhoras na saúde de nossa região com essa obra. Essa Unidade de Saúde vai mudar a realidade da nossa cidade e nossas carências serão atendidas”.

O marinheiro reformado Osvaldo Varejão disse que nesta terça-feira (21) esteve com o prefeito e falou sobre a obra. “Estive com o prefeito e falamos sobre essa Unidade de Saúde. Acho muito bom, estamos muito satisfeitos e nunca tivemos um governador que cuidou tão bem de Baixo Guandu”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo
Caê Guimarães