12/08/2010 12h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Governo do Estado autoriza início das obras de Unidade Saúde da Família em Governador Lindenberg

Governador Lindenberg, município do Centro-Norte capixaba, terá uma Unidade Saúde da Família financiada pelo Governo do Estado. A assinatura para autorizar o início das obras está marcada para esta sexta-feira (13), às 8h30, e será conduzida pelo governador Paulo Hartung, acompanhado pelo secretário da Saúde, Anselmo Tozi. O evento será realizado no Ginásio de Esportes.

A Unidade Saúde da Família será construída no Distrito Novo Brasil e terá 600 metros quadrados, cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e capacidade de atendimento mínima de seis mil habitantes.

Projeto

O projeto arquitetônico adotará características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso ao teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. Entretanto, a unidade contará com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório. O repasse a ser feito pelo Governo do Estado será de R$ 1,165 milhão.



Qualificação Profissional

Governador Lindenberg tem 12 profissionais inscritos no curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde. A especialização faz parte da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde e prepara os estudantes para atuar profissionalmente, buscando melhorar os indicadores de saúde dos municípios e a qualidade de vida da população.

O investimento total do Governo do Estado neste projeto é de R$ 40 milhões. O curso capacitará 5.250 profissionais com nível superior de ensino das equipes da Saúde da Família dos 78 municípios capixabas até 2011. Atualmente, 1.875 alunos estão nas salas de aula.

Kits

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou ao município quatro kits que serão usados pelas equipes da Saúde da Família. Os kits são compostos por materiais médico-hospitalares e de suporte pedagógico como balança, estetoscópio, otoscópio, pinças, aparelho de nebulização, geladeira para vacina, mesa ginecológica, colar cervical, além de aparelho de DVD, televisão e microfone.

Serp

O município renovará a adesão ao Sistema Estadual de Registro de Preços (Serp). Trata-se de uma ferramenta criada pela Sesa, com o objetivo de aperfeiçoar e agilizar o processo de compra de medicamentos da atenção básica. Além disso, o sistema, que é adotado por 74 municípios, representa economia de recursos públicos.

Com este sistema, os municípios terão acesso a 172 medicamentos de forma rápida e econômica para, assim, garantir o acesso e atendimento à população. Esta facilidade fará com que os médicos das unidades de saúde receitem o medicamento e o tratamento das principais doenças seja iniciado imediatamente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard