28/01/2010 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Governo do Estado inaugura nesta quinta (28) a Farmácia Cidadã Municipal de Muniz Freire

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), inaugura, nesta quinta-feira (28), em Muniz Freire, a Farmácia Cidadã Municipal. O município também será contemplado com R$ 1,2 milhão para construção de unidade de saúde e kit para Estratégia de Saúde da Família com 81 itens médico-hospitalares. As ações fazem parte do Projeto de Expansão e Estruturação da Atenção Primária da Sesa.

A Farmácia Cidadã Municipal é a terceira inaugurada no Estado e, assim como as demais, terá funcionamento diferenciado, como acolhimento humanizado e qualificado em ambiente climatizado e confortável. Será disponibilizado ainda atendimento farmacêutico especializado em tempo integral para orientação dos pacientes. O novo espaço também será totalmente informatizado.

Além disso, a nova farmácia terá espaço físico com mais de 45 metros quadrados, divididos em área de fornecimento e de estocagem de medicamentos, sala de atendimento farmacêutico, bem como uma infraestrutura adequada aos usuários e ao trabalho dos servidores.

A Sesa repassa R$ 20 mil como estímulo financeiro para a concretização de cada projeto da Farmácia Cidadã Municipal, inspirado nos moldes das Farmácias Cidadãs Estaduais, que representam um novo conceito de farmácia pública.

Para receber o recurso, a Prefeitura deve seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança. O montante pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos. As primeiras cidades capixabas a receberem uma Farmácia Cidadã Municipal foram Irupi, em setembro passado, e Vila Velha, em dezembro de 2009.

Unidade e kit

A Sesa também assina convênio para construção de unidade de saúde, que terá recurso Estadual de R$ 1,2 milhão. A unidade atenderá um grupo de seis mil pessoas, em 630 metros quadrados de área construída – incluindo auditório. A contrapartida do município é a cessão do terreno. No total, a Sesa destinará mais de R$ 95 milhões para a construção de 85 unidades em todo o Espírito Santo.

O município recebe ainda kit com materiais médico-hospitalares e de suporte pedagógico para ser usado por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), com o objetivo de reforçar o atendimento na atenção básica, que é a “porta de entrada” do sistema de saúde pública.

Esta é a etapa inicial da ação, quando o município recebe da Sesa o primeiro lote dos kits: são 51 itens com 85 componentes, como balança, estetoscópio, otoscópio, pinças, aparelho de nebulização, geladeira para vacina, mesa ginecológica, colar cervical, além de aparelho de DVD, televisão e microfone.

Os demais lotes do material serão entregues depois. Cada kit completo dispõe de 87 itens e 134 componentes e tem valor médio de R$ 12 mil. O objetivo é fornecer um para cada uma das 718 equipes da ESF que passarão a atuar no Estado. Os investimentos são da ordem de R$ 8,6 milhões.

Serviço:
Inauguração de Farmácia Cidadã Municipal, entrega de kit e assinatura de convênio para construção de unidade de saúde
Data: Quinta-feira (28)
Hora: 11 horas