26/03/2009 05h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Governo do Estado nomeia 20 médicos aprovados em concurso público aberto pela Sesa

O governador Paulo Hartung nomeou 20 médicos aprovados no concurso público para contratação efetiva aberto em 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A lista com os 10 médicos reguladores e 10 médicos supervisores que trabalharão na rede estadual de saúde capixaba está publicada no Diário Oficial (DIO) desta quarta-feira (25).

Esta será a primeira vez que o Estado contará com médicos supervisores em seu quadro de servidores. Oito médicos supervisores atuarão na Região Metropolitana e os outros dois nas Superintendências Regionais de Saúde de São Mateus (SRSSM) e de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI).

Esses profissionais atuam como a extensão do olhar da gestão da saúde dentro dos estabelecimentos prestadores de serviços e verificam, por exemplo, a disponibilidade de leitos, de equipe e o funcionamento dos equipamentos. Ou seja, fazem a interlocução entre o médico regulador e a instituição de saúde para garantir o acesso do cidadão.

Além deles, foram nomeados ainda mais 10 médicos reguladores, área para a qual também foram oferecidas vagas efetivas pela primeira vez. Todos os reguladores trabalharão na Grande Vitória.

Os médicos reguladores têm o papel de fazer a avaliação clínica do paciente, baseados em protocolos de regulação, e decidem o melhor recurso assistencial. Cabe a eles, portanto, monitorar na rede de saúde a instituição que tem o melhor recurso para atender os usuários. Este recurso pode ser uma internação, uma cirurgia ou um exame de alta complexidade, principalmente em situação de urgência e emergência. Esse profissional faz a mediação entre o médico assistente e o estabelecimento que dispõe de tal recurso.

A contratação de médicos supervisores e reguladores faz parte de um novo modelo de gestão da saúde, em que a Sesa assume fortemente sua função de reguladora e financiadora e atua menos como executora direta.

Os nomeados têm até 30 dias para tomar posse a partir da data de publicação do ato de nomeação, ou seja, esta quarta-feira (25). Eles devem comparecer à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), onde assinarão o termo de nomeação.

O concurso

O concurso público para contratação efetiva de 285 médicos para a Rede Estadual de Saúde foi anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, em maio de 2008, e teve como objetivo substituir, gradativamente, os profissionais que trabalham por designação temporária.

Foram abertas 255 vagas para 40 especialidades e 30 para três áreas de atuação. Após várias etapas de seleção, teóricas e práticas, os aprovados foram conhecidos em novembro do ano passado.

Confira a lista dos nomeados:
(por ordem de classificação)

Médico Regulador – Região Metropolitana

Judson Ferreira de Vasconcellos
Fábio Mercon Vieira Júnior
Patrícia Louzada Castro de Oliveira
Karla Loyola de Oliveira Arantes
Larissa Souza Lopes
Tatiana Stefenoni Kruger
Flávia Regina dos Santos Fregona
Nixon Souza Sesse
Patrícia Ribeiro Gaspar
Camila Spagnol

Médico Supervisor – Região Metropolitana

Mário Sérgio Zen
Janaira Teixeira Serpa
Adilson Júnior Furieri
Adilson Lamounier Filho
Danieli Gomes Silveira Baracho
Rodrigo Nichio Bortolozzo
Krishna Sandoval Gonçalves
Roni Chaim Mukamal

Médico Supervisor – São Mateus

Karisten Soares Martins

Médico Supervisor – Cachoeiro de Itapemirim

Alberto Chamovitz

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard