05/08/2010 06h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Governo do Estado renova adesão de Itaguaçu a sistema que otimiza compra de remédios da atenção primária

Nesta quinta-feira (05), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), renovará a adesão da Prefeitura de Itaguaçu ao Sistema Estadual de Registro de Preços (Serp), um serviço estadual que otimiza a aquisição de medicamentos da atenção primária. O documento será assinado durante o evento, que será realizado a partir das 15 horas no Ginásio Poliesportivo, no Centro.

O Serp é uma ferramenta criada pela Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de aperfeiçoar e agilizar o processo de compra de medicamentos da atenção básica. Além disso, o sistema, que é adotado por 74 municípios, traz economia de recursos públicos.

Por meio dele, os municípios terão acesso aos 172 medicamentos de forma rápida e econômica para, assim, garantir o acesso e atendimento à população. Esta facilidade fará com que os médicos das unidades de saúde receitem o medicamento e o tratamento das principais doenças seja iniciado imediatamente.

Como funciona

O sistema funciona da seguinte maneira: os gestores municipais estabelecem a quantidade e os tipos de remédios que estão previstos para serem usados no período de doze meses. Assim que essas informações são enviadas à Sesa, todos os itens comuns aos municípios são reunidos em um único processo licitatório.

Investimentos

Governo de Estado e Prefeitura já firmaram convênios, desde 2006, que ultrapassam os R$ 700 mil. Entre as melhorias estão a aquisição de seis veículos (sendo três ambulâncias), construção de Unidade Saúde da Família, além de kit para vigilância sanitária.

Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br