04/10/2007 09h25 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Governo entrega Unidade de Hemodiálise e anuncia investimentos nesta quinta (04) em Linhares

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (04), em Linhares, o serviço de Terapia Renal Substitutiva (Unidade de Hemodiálise), que funciona anexo ao Hospital Rio Doce. O Centro Terapia Renal Substitutiva tem capacidade de atender a 120 pacientes por mês. Durante a inauguração da unidade, o governador Paulo Hartung anunciou a abertura de mais nove leitos de UTI no município.

O Centro de Terapia Renal Substitutiva é uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Linhares e Instituto Capixaba do Rim, com investimentos de aproximadamente R$ 680 mil em estrutura física. A partir da nova unidade, cerca de 80 pacientes renais crônicos de Linhares e municípios vizinhos terão mais facilidade para fazer o tratamento, já que contarão com o serviço mais próximo de suas residências. Antes da nova unidade, esses pacientes precisavamm se descolar até Cariacica, Colatina, Vila Velha, Vitória ou Serra para se tratar.

A Unidade tem 20 máquinas que funcionarão em três turnos diários, com capacidade de atender até 120 pessoas por mês. No local serão realizados os trabalhos de terapia renal substitutiva, que se divide em hemodiálise e diálise peritoneal. O tratamento de hemodiálise é feito na própria clínica, enquanto o de diálise o paciente aprende na clínica para fazer o procedimento em casa.

Descentralização

A solenidade de inauguração do Centro de Terapia Renal Substitutiva foi realizada no pátio da unidade e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, do prefeito José Carlos Elias, dos diretores do Instituto Capixaba do Rim. O governador Paulo Hartung afirmou que a inauguração da unidade faz parte da política de descentralização do serviços de saúde do Governo do Estado.

“A inauguração desse centro faz parte da política do Governo de descentralizar esses serviços e levá-los para perto de quem tem necessidade. Com isso, diminuímos o incômodo do deslocamento dos pacientes, que antes precisavam viajar quilômetros para ter o atendimento necessário. Ao mesmo tempo em que estamos inaugurando essa unidade em Linhares, estamos organizando esse serviço em São Mateus”, pontuou

Hartung anunciou, durante a solenidade, a abertura de nove leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no Hospital Geral de Linhares, também fruto de uma parceria com a Prefeitura de Linhares. “Essa parceria com a prefeitura vai possibilitar a abertura imediata de seis novos leitos de UTI. Nos próximos dias vamos liberar mais recursos para viabilizar o funcionamento de mais três leitos de UTI. Esse é um modelo inédito que vamos levar também para outros municípios e que estamos debatendo com os hospitais filantrópicos”, frisou.

Por fim, o governador destacou o aumento do orçamento para o setor de saúde do estado no ano que vem. “O Governo, que já vem aumentando consideravelmente o volume de investimentos na saúde pública capixaba, vai dar mais um passo em 2008. Do total de recursos previstos no orçamento, a saúde terá R$ 1,03 bilhão, um montante de R$ 103 milhões a mais do que este ano. Com isso, o Governo do Estado eleva para 13% o gasto constitucional com saúde, superando o percentual mínimo estabelecido por lei, que é de 12%”, finalizou.

A secretária de Saúde de Linhares, Fátima Fiorino Biancardi, comemora a parceria do Governo do Estado com o município. “O Centro vai trazer mais qualidade na assistência à população, que vai deixar de se locomover dezenas de quilômetros, três vezes por semana, para municípios distantes”.

O diretor do Instituto Capixaba do Rim, Paulo Paste, afirmou que Linhares dispõe agora da mesma tecnologia que existe em outras clínicas do Brasil e do mundo. “Este é um serviço de ponta que não tem nenhum diferencial em relação a outras unidades”, destacou, lembrando que a maioria dos pacientes do centro é atendida pelo SUS. A nova unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde, no início de setembro, para realizar o serviço.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões