28/04/2008 14h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Governo inaugura novo pronto-socorro do Hospital Dório Silva nesta terça (29)

O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), inaugura às 10h30 desta terça-feira (29) as obras de humanização do Pronto-Socorro (PS) e da pioneira implantação no sistema de acolhimento com classificação de risco do Hospital Dório Silva (HDS), em Serra. As melhorias representaram um investimento de R$ 2 milhões. Anualmente, são realizados 130 mil atendimentos no PS.

O vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário da Saúde, Anselmo Tozi, participarão da solenidade de abertura, que acontece no estacionamento do PS. Antes da inauguração, às 10 horas, acontecerá uma visita ao terreno onde será construído o novo hospital.

As obras do PS tiveram início em dezembro de 2007. Foi construída uma área de 1.016 metros quadrados (m²), entre Pronto-Socorro e passarela coberta. Também foram acrescentadas vagas para o estacionamento.

No antigo PS, pacientes e acompanhantes precisavam aguardar pelo atendimento na área externa do hospital. Além disso, a entrada era única, inclusive para gestantes e pacientes graves.

Com a ampliação, o hospital passa a ter recepção climatizada com 35 lugares e entrada independente para pacientes graves. O setor de Ortopedia será individualizado, com recepção para 15 pessoas, Sala de Gesso e dois consultórios.

O novo PS também tem Sala de Emergência com 11 leitos, quatro consultórios médicos, Serviço Social, recepção Geral e Central de Acolhimento. Além disso, o HDS passa a ter Sala de Classificação de Risco e um novo sistema de triagem.

Mudanças

No Acolhimento com Classificação de Risco, o paciente é avaliado logo na sua chegada e os profissionais da triagem estabelecem a ordem do atendimento, de acordo com o grau de sofrimento e gravidade. O novo sistema tem o objetivo de promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil.

Com o novo sistema de triagem, reduz-se o tempo para o atendimento médico, fazendo os encaminhamentos necessários e retornando informações aos familiares com mais rapidez.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. O azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em Unidades de Saúde.

Construção do novo hospital

As obras do novo Hospital Dório Silva devem começar no segundo semestre deste ano. A unidade, que hoje conta com 192 leitos, passará a ter 300. Destes, 186 serão de UTI. A área utilizada será de 29,5 mil metros quadrados. O novo HDS estará situado 2,3 quilômetros depois do prédio atual e deverá ficar pronto em três anos. O valor investido será de R$ 96,8 milhões.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard