26/12/2007 06h02 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Governo inaugura Unidade de Saúde de Jacupemba, em Aracruz, na quarta-feira (26)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), inaugura nesta quarta-feira (26), a Unidade de Saúde de Jacupemba, em Aracruz. As obras de construção e equipamento da unidade custaram cerca de R$ 2 milhões e vão melhorar a qualidade do atendimento prestado a cerca de 10 mil moradores do distrito e do entorno. A solenidade acontecerá às 19 horas, na própria unidade, e terá a presença de autoridades estaduais e municipais.

O convênio para a construção e equipamento da unidade foi firmado, em dezembro de 2005, entre o Governo do Estado, que repassou o recurso, e a Prefeitura Municipal de Aracruz, que executou a obra e administrará a unidade.

O novo ponto de atendimento vai contar com os serviços de saúde da família; ambulância 24 horas; consultas nas especialidades de ginecologia, pediatria, cardiologia, ortopedia e clínica geral; fisioterapia; assistências social e psicológica, entre outros serviços.

Distrito

Jacupemba é um distrito localizado a 40 km ao norte de Aracruz e tem uma população estimada em seis mil habitantes. A nova unidade vai melhorar o atendimento oferecido não só à população de Jacupemba mas também a de Guaraná e a de localidades como Mandrini, Nova Colatina, entre outras.

Serviço que a unidade de saúde vai oferecer:

• Saúde da Família: duas equipes com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e agente comunitário de saúde, atendendo oito horas, de segunda à sexta-feira;
• Serviço de ambulância 24 horas;
• Médicos de apoio nas seguintes especialidades, agendados: ginecologia; pediatria; cardiologia; ortopedia e clínico geral
• Equipe de apoio multiprofissional: fisioterapeuta; psicólogo; assistente social
(fonte: Prefeitura Municipal de Aracruz)

Estrutura:
• Recepção térrea e superior;
• Farmácia;
• Sala de vacina;
• Posto de enfermagem;
• Repouso adulto e infantil;
• Sala de coleta de exames;
• Sala de mensuração;
• Sala de inalação;
• Sala de curativos;
• Sala de emergência;
• Suprimentos;
• Consultórios médicos;
• Recepção odontológica;
• Consultórios odontológicos;
• Escovário;
• Sala de administração
• Sala de coordenação PSF;
• Sala de reuniões;
• Auditório;
• Garagem para ambulância;
• Repouso para motorista.
(fonte: Prefeitura Municipal de Aracruz)

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha