20/02/2009 05h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Grupo força-tarefa de combate à dengue realiza palestras em municípios do interior

As ações de combate à dengue seguem pelos municípios do interior do Estado. A equipe de força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está percorrendo algumas localidades, a convite dos secretários municipais de Saúde. As principais orientações emergenciais de combate à doença estão sendo repassadas aos profissionais que atuam na assistência e a agentes de campo.

Nesta quinta-feira (19), representantes do grupo realizam apresentação em Nova Venécia, que notificou, até o último dia 08, 793 casos da doença. No próximo dia 27, será a vez de Marataízes receber os técnicos da Sesa. Este município registrou apenas 16 casos. No dia 02 de março, a equipe segue para Itaguaçu, onde sete pessoas contraíram dengue.

Nesta quarta-feira (18), técnicos da Sesa estiveram em Baixo Guandu, que registrou 596 notificações da doença. Segundo a coordenadora Estadual da Atenção Básica em Saúde, Tânia Mara Ribeiro dos Santos, a apresentação está seguindo as orientações básicas de manejo clínico, diagnóstico, assistência ao paciente, notificações, controle do vetor, dentre outros. “Estamos ajudando os municípios a reorganizar os seus serviços”, explicou.

Mas a prioridade, segundo ela, continua sendo a hidratação. Eles estão reafirmando a importância de se hidratar imediatamente após o aparecimento dos sintomas da doença. O procedimento deve ser iniciado dentro de casa, com água ou soro caseiro e continuar durante o tratamento e transporte de paciente, caso necessário.

Em relação ao controle do vetor, os gestores estão sendo orientados a intensificar o trabalho por meio do tratamento e eliminação de criadouros, com prioridade nas áreas de risco e ocorrência da doença; adequar o número de Agentes de Controle de Endemias ao número de imóveis do município (um agente para 800 a 1000 imóveis); mobilizar veículos de outras áreas da prefeitura para logística dos trabalhos da dengue, dentre outros.

Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro