24/11/2004 14h00 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Hábitos alimentares dos adolescentes discutidos em seminário

A Vigilância Epidemiológica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realiza a partir desta quarta-feira (24), até sexta-feira (26), o I Simpósio e IV Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição com o tema "Distúrbios Alimentares e Nutricionais na Adolescência".

Os adolescentes foram escolhidos como público-alvo deste evento devido aos hábitos alimentares desta faixa etária que vem aumentando os casos de obesidade entre eles.

“Os adolescentes priorizam as comidas rápidas em suas refeições, o chamado ‘fast-food’, ricos em gorduras saturadas e carboidratos e como conseqüência sofrem com o sobrepeso”, disse a referência técnica em nutrição da Sesa, Gláucia Cristina de Campos.

Gláucia alertou ainda sobre as “dietas da moda”, muito utilizadas pelas meninas quando querem perder peso. “Esse é outro grande problema que encontramos que acaba por gerar transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia”, disse.

O objetivo do seminário é alertar e capacitar os profissionais estaduais e municipais de saúde e educação para a necessidade de implantar a vigilância alimentar e nutricional dos adolescentes, além de discutir e buscar ações de prevenção à obesidade.

“A adolescência é a fase em que os meninos e meninas passam por grandes mudanças comportamentais, hormonais e, também, alimentares. É importante ter uma atenção especial nesse período para que os agravos nutricionais que apareçam não se instalem na fase adulta”, alertou a nutricionista.

O I Simpósio e IV Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição serão realizados no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, Vitória. O secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua, participa da solenidade de abertura que acontece hoje (24), às 19h30.

24 de novembro: Quarta-feira

19h – Credenciamento

19h30 – Abertura
Dr. João Felício Scárdua (Secretário de Estado da Saúde do ES)