31/08/2004 12h29 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Hartung e Scárdua inauguram novos serviços no Hiaba

O governador Paulo Hartung inaugurou novos leitos e serviços no Hospital Dr. Alzir Bernardino Alves, Hiaba, na manhã desta terça-feira (31). Além disso, assinou convênios importantes com a CST, para a ampliação do banco de leite e com a Petrobras para a instalação e alimentação de gás natural para uso no hospital.

Estiveram presentes ao evento o vice-governador Lelo Coimbra, o secretário estadual da Saúde, João Felício Scárdua, o senador Gerson Camata, o deputado estadual Anselmo Tose, além de representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada.

Antes da assinatura do convênio, o governador visitou as novas instalações no Hiaba. Acompanhado de perto pelo secretário estadual de saúde e pela diretora do Hospital, Gisele de Almeida, Hartung viu as 10 UTINs, os 21 leitos pediátricos, as duas salas de cirurgia e o banco de sangue.

A economista Ana Paula Coelho fez uma rápida apresentação das melhorias que o convênio com a Petrobras trará para o Hiaba. “Os 92 leitos em atividade gastam por mês R$ 411 mil com o uso de GLP. Com a troca para o gás natural, o hospital gastará por mês R$ 110 mil, com uma economia de 73,2%”. Coelho destacou ainda que o local foi escolhido pela localização estratégica e pela facilidade em abrigar uma expansão física.

Pelo contrato, todo o custo das obras de instalação do gás serão custeadas pela Petrobras e a entrega acontece no dia 1º de outubro. Frederico Bichara, gerente geral da BR Distribuidora, assinou o convênio com o secretário de Saúde e o governador. Em seguida, foi assinado o contrato de ampliação para o banco de leite com o gerente da divisão de Comunicação e Imagem da CST, Sidemberg Rodrigues.

Paulo Hartung destacou que as dificuldades que tem encontrado estão servindo para motivar seu trabalho. “Não imaginei que déssemos passos tão importantes nesse um ano e meio no Governo do Estado. Achei que fôssemos levar quatro anos para avançar. Isso é motivo de incentivo para mim”.

“É com muita alegria que vejo um hospital como o Hiaba estar equipado e com recursos humanos para atender a população. Eu vi esse hospital com 15 leitos e, hoje, está com 92 leitos. Mas, vou ficar mais alegre quando ele estiver funcionando plenamente, com a maternidade e o pronto-socorro em atividade”, finalizou Hartung.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard