22/07/2010 11h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Hartung e Tozi visitam obras de Unidade Saúde da Família em Piúma nesta quinta (22)

O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde estiveram em Piúma na manhã desta quinta-feira (22) para acompanharem as obras da Unidade Saúde da Família do Bairro Itaputanga, em Piúma. Eles foram recebidos pelo prefeito José Ricardo Pereira, por moradores e por lideranças da região. A unidade reforçará os atendimentos na atenção primária, que representa a porta de entrada no sistema de saúde pública.

A Unidade Saúde da Família de Itaputanga terá cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico será de 600 metros quadrados e a capacidade de atendimento de, no mínimo, seis mil pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou R$ 1,165 milhão para a construção da Unidade, que contará com janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; e jardim no interior. Duas equipes da Saúde da Família e Saúde Bucal poderão atuar no local.

O secretário da Saúde, Anselmo Tozi, destacou que serão 66 Unidades Saúde da Família em todo o Estado, que os municípios recebem o projeto de construção completo e também os equipamentos e mobiliário. “Em Piúma serão duas Unidades, dentro dessa concepção moderna. Apesar de não ser uma prerrogativa do Governo, estamos ajudando os municípios a estruturar a Atenção Primária, que bem organizada pode resolver 80% dos problemas”, afirmou.

Tozi disse ainda que o Sistema de Registro de Preços (Serp) que foi renovado na solenidade é mais uma ação da secretaria para contribuir com as prefeituras. Pelo Sistema a compra de medicamentos básicos fica menos burocrática e mais barata. “Piúma obteve uma economia de 104% aderindo a esse programa no ano passado. O município também foi beneficiado com kits de equipamentos para as equipes de Saúde da Família e qualificação dos profissionais com curso superior que trabalham nas Unidades”, pontuou.

A construção da Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: 27 – 9941 3723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard