16/04/2014 12h01 - Atualizado em 23/09/2015 13h40

HEC se destaca em congresso de humanização em saúde

Nos dias 31 de março e 01º de abril, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em conjunto com o Hospital das Clínicas, organizaram o Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde. O evento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O tema do congresso foi “Dimensões do Humano no Ensino e nas Práticas de Saúde. O Hospital Estadual Central apresentou o projeto “Acompanhando o Acompanhante”, que é uma importante ação interna.

O “Acompanhando o acompanhante” é uma iniciativa que visa contribuir com a rotina de acompanhantes e familiares dos pacientes prestando atendimento psíquico, social e orientando os mesmos quanto aos cuidados com os pacientes bem como seus direitos e deveres no âmbito hospitalar, reduzindo conflitos entre família, usuário e instituição, ajudando a melhorar sua permanência durante o período de internação. O projeto acontece no auditório do hospital as terças e quintas-feiras promovendo palestras e oficinas sobre temas diversos; criando espaço de conversa para acolher as dúvidas, dificuldades e sofrimentos.

O projeto do hospital teve destaque no congresso. Entre mais de mil inscrições, o trabalho apresentado pela equipe foi escolhido para ficar exposto com outros 30 projetos nos estandes do evento. E ainda melhor, o projeto do Hospital Estadual Central foi escolhido para apresentação oral e figurou entre os cinco trabalhos explanados no auditório principal do evento. O hospital foi representado por Karina Albino N. Araujo, coordenadora do serviço social e Lorena Massi Nunes, psicóloga clínica.

“Participar de um evento de relevância como esse é de suma importância. Tendo em vista que estamos no processo de desenvolvimento e construção de humanização voltada para pacientes e acompanhantes, e a sensibilização dos voluntários frente a esse processo, é o reconhecimento de um projeto desenvolvido em equipe desde 2010 e que cresceu durante esses anos de construção de trabalho plantado na ética. Lembrando que esse trabalho foi desenvolvido em conjunto entre o Serviço Social, Psicologia, Serviço de Atendimento ao Usuário, Fonoaudiologia e a Enfermagem”, comentou Karina Albino N. Araujo, coordenadora do Serviço Social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Hospital Estadual Central
Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)
3636-4733|99227-1031
Lívia Romualdo - Analista de Comunicação
Ronny Santana - Assistente de Comunicação

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard