29/03/2011 12h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Hemocentro da Sesa encerra agenda externa de março em Santa Teresa

Nesta quinta-feira (31), a Unidade Móvel do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) sobe a serra para coletar sangue e cadastrar medula óssea em Santa Teresa. A ação será realizada no Hospital Madre Regina Protmann, das 09 às 15 horas.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento de identidade com foto. Além disso, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum. Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

Para fazer o cadastramento, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue para testes. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

As visitas externas do Hemoes são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas pelo telefone (27) 3137-2435.

Confira a próxima visita da unidade móvel do Hemoes:

Dia 31 – Santa Teresa
Horário: 09 às 15 horas
Local: Hospital Madre Regina Protmann
Coleta de sangue e cadastro de medula óssea

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard