13/10/2004 11h53 - Atualizado em 23/09/2015 09h29

Hemocentro de Colatina organiza campanha de doação

Faltando pouco mais de dois meses para as festas de fim de ano e férias, o Hemocentro de Colatina inicia uma campanha para aumentar as doações de sangue no município. Contando com a participação de empresas, igreja e mídia, o centro espera contar com a ação dos voluntários.

Márcia Lyra Quintaes Galvão Soares, diretora técnica do Hemocentro de Colatina, destaca a participação da iniciativa privada na campanha. “Um grupo de voluntários estará doando o material gráfico e a imprensa local tem divulgado a programação do centro, além de convocar os moradores para participar das doações”.

Márcia explica que durante as festas de final de ano e período de férias acontece uma queda natural na doação. “As pessoas viajam e não procuram o Hemocentro para doar sangue. Mas, em função de ocorrências hospitalares, a demanda aumenta. Com essa campanha esperamos sensibilizar quem fica na cidade, ou que vai sair para fazer uma visita ao centro”.

Para chamar a atenção, será organizado um Hemotur, onde os voluntários poderão conhecer como são feitas as análises de sangue e para onde eles vão quando são aprovados para o uso. Também serão informados que cada bolsa de sangue pode salvar três vidas.

Para doar sangue, algumas regras devem ser seguidas: a pessoa deve ter idade entre 18 e 65 anos; ter peso maior que 50 quilos; ser saudável; dormir pelo menos 6 horas na noite anterior; ficar 24 horas sem ingerir bebida alcoólica; evitar alimentos gordurosos antes de doar; e deve levar documento com foto.

O Hemocentro de Colatina funciona na rua Cassiano Castelo, Centro, em frente ao Hospital Sílvio Avidos. As coletas são realizadas das 7 às 13 horas, de segunda a sexta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard