24/11/2004 13h55 - Atualizado em 23/09/2015 09h30

Hemocentro de São Mateus faz homenagem ao Dia do Doador

Em comemoração ao Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (25), o Hemocentro de São Mateus está realizando durante toda a semana, uma homenagem, como forma de agradecimento ao voluntariado.

Para isto, quem é cadastrado como doador na unidade, ou quiser fazer parte do quadro, está recebendo brindes como camisas, cartões e chaveiros, como forma de agradecimento.

Segundo a diretora da instituição, Carla Gomes, a realização da semana está ajudando a aumentar o número de coleta. “Muitas pessoas se sensibilizaram com a data e estão vindo para fazer suas doações. O número cresceu em relação aos outros dias rotineiros”, disse Carla.

Não só o Hemocentro de São Mateus está realizando esta semana especial. Os capixabas podem procurar também, os postos de Vitória, Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, que estão, cada um de sua forma, com uma semana de programação.

Doações

O posto de São Mateus é responsável pelo atendimento não só do município, mas também de Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Nova Venécia, Boa Esperança, Ponto Belo e Mucuri.

Para fazer as coletas nestes locais são realizadas visitas agendadas junto às Secretarias Municipais. As iniciativas e cooperação dos voluntários tem ajudado o Hemocentro de São Mateus.

“A nossa média mensal era de 250 doações no ano passado. Este ano, o número cresceu para 350 doação/mês”, afirma Carla que, mesmo contente com o aumento, pretende chegar a uma meta de 500 doações mensalmente, uma vez que, cada pessoa pode doar até 450 ml de sangue.

Quem pode doar

- Ter entre 18 e 65 anos de idade
- Pesar acima de 50 KG
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas
- Não estar em jejum

Quem não pode doar

- Portadores de doenças infecto-contagiosas
- Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis
- Parceiros sexuais de pessoas com HIV
- Mulher grávida, ou que teve aborto nos últimos seis meses
- Homens e mulheres com múltiplos parceiros e que não fazem o uso de preservativos.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cintia Zaché - Assessoria de Imprensa e Marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br