04/10/2004 14h01 - Atualizado em 22/09/2015 17h06

Hemocentro de São Mateus ganha Unidade Móvel para coleta de sangue no Norte

O Hemocentro de São Mateus inaugura nesta terça-feira (5), às 14h, o Projeto de Estruturação da Unidade Móvel de Coleta de Sangue, no auditório do Centro de Treinamento da Petrobras, em São Mateus.

Segundo a diretora do Hemocentro, Carla Gomes Neiva, o objetivo é conseguir parcerias para estruturar o ônibus, que foi doado pela Prefeitura de Jaguaré, para coletar sangue na região.

“Fomos presenteados com o veículo que nos ajudará na busca de doadores. Agora, o que falta, é estruturar este ônibus. Acredito que depois do evento teremos grandes respostas da sociedade para dar continuidade ao projeto”, disse Carla.

Durante o dia, além da apresentação do projeto, os 60 convidados das empresas de todo o Norte do Estado, “irão contar com esclarecimentos de como funcionará o sistema de parceria, custos, realidades da coleta no município, potencialidade, além do depoimento do prefeito de Jaguaré, Evilásio Sartório Altoé, que falará sobre as experiências e as finalidades das parcerias”, adiantou a diretora do Hemocentro.

Realidade

O Espírito Santo conta apenas com um ônibus coletor de sangue, que atende toda a demanda do Estado. O que, segundo Carla Gomes Neiva, não é suficiente para suprir a carência de doações.

A necessidade de coleta mensal de sangue para atender aos hospitais do Norte do Estado é de 600 bolsas ao mês. O Hemocentro de São Mateus coleta, atualmente, cerca de 300 bolsas mensais.

“A estrutura da unidade móvel de coleta de sangue visa mudar esta realidade, uma vez que existem doadores em potencial em nossa região. Precisamos alcançá-los”, afirma Carla. Ela disse ainda que, depois do espaço totalmente montado, “a unidade móvel de sangue vai percorrer vários pontos da região em busca de doadores”.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Texto: Cintia Zaché - Assessoria de Imprensa e Marketing do Hospital Roberto Arnizaut Silvares
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br