11/04/2008 13h23 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hemoes coleta sangue no TRT nesta terça (15)

Quem quiser doar sangue poderá aproveitar a visita do ônibus do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A coleta acontecerá nesta terça-feira (15), das 10 às 16 horas. Além das doações de sangue, os voluntários também poderão fazer o cadastro de doador de medula óssea.

O objetivo das coletas externas é facilitar o acesso das pessoas que querem doar sangue, mas têm dificuldades de irem até a sede do Hemocentro, em Maruípe, Vitória, onde está localizado o centro de coleta.

Não perca a viagem

Para participar, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde, não estar em jejum; e caso o doador tenha almoçado, a doação deve ocorrer após três horas. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O cadastro de doadores de medula óssea também é simples. A medula óssea é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células do sangue. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).



Para se cadastrar, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.

As visitas externas da equipe do Hemoes acontecem durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula.

A instituição que quiser participar das campanhas pode marcar uma visita da unidade móvel nos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462. Entretanto, não existem mais vagas no calendário para abril e maio e só há sábados disponíveis a partir de outubro.

Coletas externas do mês de abril:
(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

- Dia 15: (das 10 às 16 horas): Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Espírito Santo. Rua Pietrângelo de Biase, 33, Centro, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 17: Município de Mucurici (sangue e cadastro de medula).

- Dia 19: Município de Baixo Guandu. Rua Dr. Hugo Lopes Nali, 270 Centro (sangue e cadastro de medula).

- Dia 23: Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Próximo ao Posto de Saúde (sangue);

- Dia 25: Ministério Público Estadual. Rua Humberto Martins de Paulo, 350, Edifício Promotor Edson Machado, Praia do Suá, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 29: Município de Venda Nova do Imigrante. Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, ‘Polentão’ (sangue e cadastro de medula).

- Dia 30: (das 9 às 16 horas): Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Rua João Batista, 575, Praia do Suá (sangue e cadastro de medula).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard