12/05/2008 05h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hemoes comemora Dia da Enfermagem com coleta externa na segunda-feira (12)

Doar sangue é um ato de solidariedade. E uma das principais maneiras do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), alcançar o estoque necessário para atender a toda a população é realizar coletas externas. E são os enfermeiros que realizam esse importante trabalho.

Por isso, uma equipe de enfermagem do Hemoes vai comemorar o Dia da Enfermagem, na segunda-feira (12), trabalhando. O ônibus do Hemoes estará estacionado em uma faculdade particular, em Serra, próxima ao terminal de Laranjeiras, das 8 às 15 horas, para coletar sangue e cadastrar doadores de medula óssea.

Segundo a enfermeira e coordenadora de Coletas Externas do Hemoes, Sâmia Sechim, a instituição reconhece o valor desses profissionais. “Esse é um setor vital na cadeia hospitalar, presente em todas as áreas médicas, como os pronto-socorros, salas de cirurgias, serviços de atendimento móvel, e também nas coletas de sangue”, ressalta.



As doações na coleta externa aumentaram 53% de março para abril, chegando a 738 bolsas de sangue no mês passado. Além disso, 454 pessoas se cadastraram como doadores de medula óssea no mesmo período. Sâmia diz que os resultados das campanhas estão superando as expectativas, pois, além das doações, estão sensibilizando a comunidade sobre a importância de doar.

E os enfermeiros têm sido peças fundamentais para esse aumento de doadores e medula óssea. “Muitas vezes é preciso convencer as pessoas da importância de fazer a doação. Nós fazemos palestras e capacitações, damos instruções e sensibilizamos os doadores”, explica Sâmia.

Equipe

A equipe de coleta externa do Hemoes conta com um enfermeiro, quatro técnicos e quatro auxiliares de enfermagem, além de um médico. “Os profissionais da área fazem todo o processo, desde a punção até a coleta da bolsa de sangue. O médico faz a triagem clínica dos pacientes, junto com um enfermeiro”, conta a enfermeira.

Além da coleta e do cadastro, a equipe do Hemoes fará uma apresentação para os alunos da área da saúde da faculdade. “Nós fazemos isso sempre que solicitado. O objetivo é mostrar a importância do sangue e a diferença que pode fazer uma doação”, diz.

Nos dias 13 e 14 deste mês, a unidade móvel estará em outras duas faculdades particulares, sendo uma em Vila Velha e uma em Colatina. “É muito comum a procura das faculdades com curso de enfermagem nessa época. Faz parte da comemoração dessa data especial”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard