02/04/2008 05h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Hemoes faz campanha externa no São Lucas e em Faculdade de Serra nesta quarta (02)

Nesta quarta-feira (02), a equipe do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) realiza campanha dupla. Das 8 às 15 horas ela estará no Hospital São Lucas (HSL) para captar sangue e cadastrar medula óssea. À noite, das 18 às 21 horas, o ônibus do Hemocentro se dirige até uma faculdade, localizada próxima ao Terminal de Laranjeiras, em Serra, para cadastrar possíveis doadores de medula.

Não é a primeira vez que esse tipo de ação acontece. Se houver pedido e equipe disponível, o Hemoes marca um horário e vai até o local que solicitou a visita.

Na última campanha do mês de março, sábado passado (29), em Jaguaré, foram colhidas 69 bolsas de sangue, com 32 pessoas inaptas a doar. Nesta terça-feira (01), em visita externa realizada em uma igreja localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, o resultado foi insatisfatório: apenas sete bolsas de sangue foram coletadas.

A próxima visita será em outra igreja, desta vez localizada na Rua Henrique Rosetti, 55, Jardim América, Cariacica. Lá será coletado sangue e feito cadastro de medula óssea.

Esteja preparado para doar

Para ser doador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum e caso tenha almoçado, a doação deve ocorrer após três horas. Em cada procedimento é colhida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Portanto, é necessário levar carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista.

Em seguida, é feita uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Para completar, é realizada uma análise (para identificar se a pessoa tem ou não anemia) e uma entrevista com o médico. Se a pessoa estiver tomando algum medicamento, basta levar a receita para ser avaliada.

No caso do cadastro de medula óssea, são seguidos os mesmos procedimentos, só que em vez da doação, são retirados 10ml de sangue. Caso haja compatibilidade da amostra com outra de algum paciente, o voluntário é consultado e pode dar ou não segmento à doação. Qualquer um que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode fazer o cadastro.

Coletas externas do mês de abril:
(O horário habitual das campanhas é das 8 às 15 horas)

- Dia 02: Hospital São Lucas. Rua Desembargador José Vicente, 355, Forte São João, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 02 (das 18 às 21 horas): Faculdade Batista de Vitória (Fabavi). Rua 1D, 80, Civit II, atrás do Terminal Laranjeiras, Serra (cadastro de medula óssea);

- Dia 03: Igreja Presbiteriana. Rua Henrique Rosetti, 55, Jardim América, Cariacica (sangue e cadastro de medula);

- Dia 05: município de Montanha (sangue e cadastro de medula);

- Dia 07: município de Santa Maria de Jetibá (sangue e cadastro de medula);

- Dia 09: Sul América. Praça dos Namorados, próximo ao Bob’s, em Vitória (sangue).

- Dia 12: Unimed Piraqueaçu. Rua. Fiori Teci, 290, Bairro Ginásio, em Aracruz (sangue e cadastro de medula);

- Dia 15: (das 10 às 16 horas): Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Espírito Santo. Rua Pietrângelo de Biase, 33, Centro, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 17: Município de Mucurici (sangue e cadastro de medula).

- Dia 19: Município de Baixo Guandu. Rua Dr. Hugo Lopes Nali, 270 Centro (sangue e cadastro de medula).

- Dia 23: Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Próximo ao Posto de Saúde (sangue);

- Dia 25: Ministério Público Estadual. Rua Humberto Martins de Paulo, 350, Edifício Promotor Edson Machado, Praia do Suá, Vitória (sangue e cadastro de medula);

- Dia 29: Município de Venda Nova do Imigrante. Centro de Eventos Padre Cleto Calimam, ‘Polentão’ (sangue e cadastro de medula).

- Dia 30: (das 9 às 16 horas): Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Rua João Batista, 575, Praia do Suá (sangue e cadastro de medula).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha