20/11/2007 07h45 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Hemoes prepara ações para o Dia Nacional do Doador de Sangue

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), preparou uma programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo domingo (25).

Durante toda a semana e até o final de dezembro, a Unidade Móvel do Hemoes estará em vários pontos do Estado para coletas de doações de sangue. A Unidade estará em supermercados, nas proximidades de unidades de saúde, centros comunitário, empresas e faculdades.

Também como parte das comemorações, na próxima sexta-feira (23), na sede do Hemoes, haverá o tradicional café da manhã para os voluntários do dia e também para aquelas pessoas que todos os anos fazem questão de marcar a data com a sua doação.

Por que doar?

Doar sangue é doar vida. A doação é rápida, fácil e segura e deve ser um gesto voluntário, sem qualquer espécie de gratificação a não ser o fato de salvar vidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia e cada unidade de sangue doada pode privilegiar até três pessoas.

A doação ajuda pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 51kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é importante apresentar um documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, etc), sem o qual não será possível a doação.

Além das visitas programadas da Unidade Móvel do Hemoes, os capixabas podem doar sangue na sede do Hemocentro, em Vitória; nos quatro postos de coletas do Estado e também através do agendamento de visitas que a Unidade Móvel faz a instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e a outros pontos comerciais.

Baixa no estoque

O Dia Nacional do Doador de Sangue não foi escolhido por acaso - novembro é um mês em que serviços de coleta de todo o País ficam em alerta por causa da aproximação das festas de fim de ano e das férias. É nesse período que, usualmente, diminui o número de doadores e, conseqüentemente, caem os estoques de sangue das unidades de saúde.

No Hemoes, a preocupação com os estoques aumentou. “Precisamos sensibilizar as pessoas para doar sangue, sobretudo neste período quando, de um lado, as doações caem e, de outro, a demanda por sangue aumenta, infelizmente, por causa do aumento do número de acidentes e de outros registros comuns nos meses de dezembro e janeiro”, salienta a coordenadora do serviço de captação de sangue do Hemoes, Sâmia da Penha Sechim.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que os países tenham entre 3% e 5% da sua população doando sangue anualmente para manter os estoques regularizados. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o percentual de doadores voluntários varia entre 1,76% e 1,78% por ano.

Cronograma da Unidade Móvel (8 às 15 horas):

20/11 – Cariacica, próximo à Unidade de Saúde de Nova Betânia (sangue);

23/11 - São Mateus, ao lado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares (sangue);

24/11 – Faesa, no Campus I (sangue e medula);

28/11 – Empresa Poltex, na Serra (sangue e medula);

29/11 – Departamento de Estrada de Rodagem do Espírito Santo (sangue);

01/12 – Nova Venécia (sangue);

05/12 – Castelo, no Centro Comunitário, em frente à prefeitura (sangue e medula);

07/12 – Carrefour da Avenida Reta da Penha (sangue);

11/12 - Domingos Martins (sangue e medula);

13/12 – Baixo Guandu, em frente ao hospital Dr. João Santos Neves (sangue);

14/12 – Ministério Público (sangue);

15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula).

Onde doar:

Sede do Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória.
Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

Núcleo de Hemoterapia de Linhares