03/09/2008 10h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Hemoes realiza coleta de sangue em Vitória nesta sexta (05)

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) dará continuidade ao cronograma de coletas externas nesta sexta-feira (05). O segundo local visitado neste mês será o restaurante Popular de Vitória, localizado no centro de Vitória. No local, será realizada coleta de sangue, das 8 às 15 horas.

Já na próxima quarta-feira (10), haverá cadastro de medula óssea no Campus I das Faculdades Integradas Espírito-Santense (Faesa), em Vitória. O cadastro será realizado das 19 às 21 horas.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e não estar em jejum. Os impedimentos temporários para a doação são: febre, gripe ou resfriado, gravidez e pós-parto.

A doação de sangue é segura e demora cerca de 30 minutos. Todo o material utilizado é descartável e oferece completa segurança ao doador. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa.

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue humano.

É bom frisar que o sangue doado não faz falta para o doador. Conseqüentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro. Cada bolsa pode salvar até três vidas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, são aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.

Visitas

As visitas externas da equipe do Hemocentro são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de doadores de medula. A instituição interessada em participar pode marcar uma visita da Unidade Móvel pelos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462.

Perguntas freqüentes sobre doação de sangue

- Doar sangue engorda ou faz emagrecer?

Ao doar sangue você não engorda nem emagrece.

- Doar sangue engrossa ou afina o sangue?

Não engrossa nem afina o sangue. Isso é um mito.

- Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?

Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.

- O que é sangue raro?

É um sangue com característica especifica de baixa freqüência na população e algumas vezes, pode ser uma característica familiar.

- Tomei vacina para Hepatite B, posso doar sangue?

A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.

- A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?

Sim.

- O que acontece se uma pessoa que não sabe se está anêmica quiser doar sangue?

O candidato à doação é atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anêmico.

- Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador?

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

- Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?

Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.

- Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?

Depende do motivo pelo qual a pessoa está fazendo uso de antibióticos. Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.

- Quem estiver fazendo tratamento com algum antiinflamatório pode doar sangue?

Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do antiinflamatório que você esta tomando.

(Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA)

Confira o cronograma do mês de setembro:
(as ações são realizadas habitualmente das 8 às 15 horas)

Dia 05
Vitória - Restaurante Popular de Vitória, Centro (doação de sangue);

Dia 10
Vitória - Faculdades Integradas Espírito-Santense (Faesa) Campus I. Rua Anselmo Serrat, 199, Ilha de Monte Belo. Cadastro de medula óssea das 19 às 21 horas;

Dia 11
Cariacica - Águia Branca. BR-262, ao lado da Ceasa (doação de sangue e cadastro de medula);

Dia 12
Vitória - Ministério Público Estadual, Praia do Suá (doação de sangue e cadastro de medula);

Dia 13
Vila Velha - Escola Luterana, Ibis (doação de sangue e cadastro de medula);

Dia 16
Colatina - Indústria Cherne, São Silvano (cadastro de medula);

Dia 19
São Mateus - perto do Hemonúcleo da cidade (doação de sangue e cadastro de medula);

Dia 23
Cachoeiro de Itapemirim - Faculdade São Camilo, Rua São Camilo de Lellis (doação de sangue e cadastro de medula);

Dias 25 a 28
Vila Velha - Circuito de Vôlei de Praia, Praia da Costa. Doação de sangue e cadastro de medula das 7 às 13 horas.

Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa