22/11/2007 15h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Hemoes recebe voluntários com tradicional café da manhã no Dia Nacional do Doador de Sangue

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), realiza uma programação especial para o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste domingo (25).

Além das coletas externas, intensificadas desde o início da semana, nesta sexta-feira (23), o Hemoes receberá os voluntários que já contribuem com o banco de sangue, e aqueles que forem doar pela primeira vez, com o tradicional café da manhã do Dia Nacional do Doador de Sangue.

Uma mesa com bolos, biscoitos e outras delícias será montada na sede do Hemoes, em Vitória. A unidade de coleta do Hospital Dório Silva, em Serra, também realizará o seu café e, no interior do Estado, os hemocentros farão uma programação especial, que se estende até o fim do mês.

O café da manhã é uma das formas que hemocentros de todo o País encontraram para agradecer a generosidade e a cidadania de quem se dispõe a sair da sua rotina para ajudar a salvar vidas.

Além do café, a Sesa programou para este mês, um cronograma de coletas externas de sangue da Unidade Móvel do Hemoes. Ela estará em vários pontos do Estado, como supermercados, nas proximidades de unidades de saúde, centros comunitário, empresas e faculdades. Nesta sexta-feira (23), a Unidade Móvel estará ao lado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus.

Por que doar?

Doar sangue é doar vida. A doação é rápida, fácil e segura e deve ser um gesto voluntário, sem qualquer espécie de gratificação a não ser o fato de salvar vidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia e cada unidade de sangue doada pode privilegiar até três pessoas.

A doação ajuda pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas. Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 51kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é importante apresentar um documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, etc), sem o qual não será possível a doação.

Além das visitas programadas da Unidade Móvel do Hemoes, os capixabas podem doar sangue na sede do Hemocentro, em Vitória; nos quatro postos de coletas do Estado e também por meio do agendamento de visitas que a Unidade Móvel faz a instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, instituições bancárias, supermercados e a outros pontos comerciais.

Baixa no estoque

O Dia Nacional do Doador de Sangue não foi escolhido por acaso - novembro é um mês em que serviços de coleta de todo o País ficam em alerta por causa da aproximação das festas de fim de ano e das férias. É nesse período que, usualmente, diminui o número de doadores e, conseqüentemente, caem os estoques de sangue das unidades de saúde.

No Hemoes, a preocupação com os estoques aumentou. “Precisamos sensibilizar as pessoas para doar sangue, sobretudo neste período quando, de um lado, as doações caem e, de outro, a demanda por sangue aumenta, infelizmente, por causa do aumento do número de acidentes e de outros registros comuns nos meses de janeiro e dezembro”, salientou a coordenadora do serviço de captação de sangue do Hemoes, Sâmia da Penha Sechim.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal, é que os países tenham entre 3% e 5% da sua população doando sangue anualmente para manter os estoques regularizados. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o percentual de doadores voluntários varia entre 1,76% e 1,78% por ano.

Cronograma da Unidade Móvel (8 às 15 horas):

23/11 - São Mateus, ao lado do Hospital Roberto Arnizaut Silvares (sangue);

24/11 – Faesa, no Campus I (sangue e medula);

28/11 – Empresa Poltex, na Serra (sangue e medula);

29/11 – Departamento de Estrada de Rodagem do Espírito Santo (sangue);

01/12 – Nova Venécia (sangue);

05/12 – Castelo, no Centro Comunitário, em frente à prefeitura (sangue e medula);

07/12 – Carrefour da Avenida Reta da Penha (sangue);

11/12 - Domingos Martins (sangue e medula);

13/12 – Baixo Guandu, em frente ao hospital Dr. João Santos Neves (sangue);

14/12 – Ministério Público (sangue);

15/12 – Aracruz, próximo ao posto de saúde de Santa Cruz (sangue e medula).

Onde doar:

Sede do Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória. Atendimento de segunda à sábado, das 7 às 18h30 horas. Tel. (27) 3137-2438 e 3137-2444 e pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br

Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. (27) 3338-7694 e 3338-7699

Núcleo de Hemoterapia de Linhares

Hemocentro Regional de Colatina

Hemocentro Regional de São Mateus

Agende a visita da unidade móvel:
No Hemoes, pelo telefone (27) 3137-2458, falar com Sâmia, ou pelo e-mail hemoes@saude.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha