30/08/2004 07h26 - Atualizado em 22/09/2015 17h05

Hiaba: pioneiro no país no uso de gás natural 100% nacional

Nesta terça-feira (31), além de inaugurar novos leitos e serviços, o governador Paulo Hartung e o secretário estadual de Saúde, João Felício Scárdua, estarão assinando um importante convênio com a Petrobrás Distribuidora para fornecimento de gás natural no Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves.

Após a conclusão das obras, que tem prazo aproximado para início de novembro, o Hiaba será o primeiro hospital público do Brasil a utilizar gás natural 100% nacional. O consumo inicial do combustível será de dez mil metros cúbicos por mês, o que representará uma economia de cerca de 70% no gasto de energia mensal.

João Felício Scárdua destaca que a Secretaria de Saúde tem trabalhado para implantar uma central de produção de oxigênio no próprio Hiaba, além da instalação da lavanderia central na área do hospital. “Assim poderemos centralizar os serviços de lavagem, costura, reparos e substituição de roupas no mesmo local, garantindo economia e um melhor serviço”, disse.

A expectativa com a assinatura do convênio é a expansão da utilização de gás natural para outros hospitais da rede pública. Depois do Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves, o segundo local a utilizar o gás natural deve ser o Hospital Dório Silva, em função de sua proximidade as redes de abastecimento de gás.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard