24/02/2006 08h10 - Atualizado em 23/09/2015 09h35

Hospitais funcionam normalmente durante o carnaval

Durante os dias de Carnaval, desta sexta-feira (24) até a próxima quarta-feira (01), todos os hospitais estaduais funcionarão normalmente, para garantir o atendimento às urgências e emergências.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tose, durante os dias de folia os gerentes e diretores dos hospitais também estarão de prontidão. “Estarão de plantão, ainda, as áreas de manutenção e suprimentos da administração central da Sesa”, ressalta.

Anselmo Tose enfatiza que, em caso de atendimento ambulatorial, como procura por nebulização, curativos, vacinas e outros procedimentos, o cidadão deve procurar as unidades de saúde e pronto-atendimentos de plantão dos municípios.

“Desta forma, ele ajudará a desafogar a demanda nos hospitais, que poderão atender aos casos mais graves”, afirma. O secretário destaca, ainda, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 mantém o atendimento normal, 24 horas.

Estarão abertos os Hospitais São Lucas, Dório Silva, Antônio Bezerra de Faria, Infantil de Vitória e Vila Velha, Adauto Botelho, Roberto Silvares, Silvio Avidos, João dos Santos Neves, Dra. Rita de Cássia e Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro

Hemoes

A Coordenação de Captação de Doadores de Sangue do Hemocentro, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, também funcionará normalmente durante o carnaval (25 de fevereiro a 1° de março), com exceção do domingo (26).
De acordo com o diretor do Hemoes, Antônio Peçanha, a iniciativa, que acontece há alguns anos, é mais uma forma de mostrar à população a importância da doação de sangue. “Mesmo com toda a ajuda da mídia, precisamos manter uma cultura de doação, justamente para evitar os problemas que enfrentamos durante os períodos de férias”.
O Hemocentro, que abastece a todos os hospitais da rede pública do Espírito Santo, está localizado na Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas. O horário de atendimento ocorre das 7 horas às 18h30, de segunda à sábado.

Para ser doador de sangue

Cada bolsa de sangue doada beneficia a uma média de três pessoas. Antes da doação é indicado que os voluntários bebam líquidos com muito açúcar. Cada pessoa pode doar até 450 ml de sangue.
Esse gesto de solidariedade não traz prejuízo a sua saúde. Para se tornar um doador é necessário vontade, pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 60 anos, não estar em jejum, estar bem de saúde e levar a carteira de identidade.
Não deve doar quem já teve hepatite ou doença de chagas, malária ou sífilis, histórico recente de DST, vírus HIV ou AIDS e ter compartilhado agulha ou seringa no consumo de drogas.

Gustavo Tenório / Clarissa Scárdua / Franciane Barbosa
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br