14/07/2011 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Hospital Antonio Bezerra de Faria é referência em cirurgia de mão.

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, é referência no Espírito Santo para cirurgias de mão realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que foi inaugurado o serviço, em 2005, mais de 5 mil procedimentos já foram realizados em pacientes de todo o Estado e também da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A cirurgia de mão é uma sub-especialidade da ortopedia e trata lesões de alta complexidade em vasos, nervos e tendões, causadas por acidentes, deformidades congênitas ou doenças que comprometeram a estrutura das mãos, como a “síndrome do túnel de carpo”.

Segundo a diretora geral do HABF, Rosani Caiado, a cirurgia de mão é o único procedimento eletivo realizado na unidade, cujo perfil de atendimento é mais voltado para urgência e emergência. O ambulatório da especialidade atende a uma média de 35 pacientes por dia e cerca de oito cirurgias são realizadas diariamente.

“A cirurgia dura em média 30 minutos a 4 horas, a anestesia é local e o paciente tem alta no mesmo dia, não precisando ficar internado”, explica Rosani. Para ter acesso ao serviço, é necessário ser encaminhado por um médico e agendar uma consulta de avaliação. No ano passado foram realizadas 971 cirurgias no hospital e neste ano há procedimentos agendados até setembro.

Jabison Azevedo Burnan, 29, é um dos pacientes beneficiados pelo serviço do HABF. Há algum tempo ele sentiu dores em seu dedo, que passaram a incomodar cada vez mais. Após consulta e exames, foi constatado um tumor embaixo da unha. Encaminhado ao hospital, ele teve rapidamente marcada a cirurgia, realizada neste mês de julho.

Outra paciente, Nilcéia Paris, 57, sentia dores na mão, coceira e dormência durante cinco meses, até que descobriu estar com síndrome do túnel do carpo, um problema causado pela Lesão do Esforço Repetitivo (LER) que traz compressão dos nervos e perda de sensibilidade.



“Meus dedos ficavam tão dormentes que não conseguia nem segurar uma caneta”, conta a moradora de Castelo. Após a confirmação do problema por meio de um exame, ela teve sua cirurgia agendada.

O serviço de cirurgia de mão conta com 10 profissionais especializados, que lidam com patologias de todos os graus de complexidade e casos traumáticos. Além do Hospital Antonio Bezerra, uma equipe da unidade é cedida para realizar atendimentos no Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), onde uma vez por semana são realizados procedimentos em crianças.


Serviço
Ambulatório de Cirurgia de Mão do Hospital Antônio Bezerra de Faria

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Tel.: 3139-9720

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
(27) 3137-2307|3137-2378|asscom@saude.es.gov.br
Jucilene Borges|9969-8271|jucileneborges@saude.es.gov.br
Raquel d’Ávila|9943-2776|raqueldavila@saude.es.gov.br
Alessandra Fornazier|9983-3246|alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Marcos Bonn|9983-3246|marcosbonn@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard