Hospital Antônio Bezerra de Faria inaugura nova sede administrativa nesta quarta (19)
O setor administrativo funcionava nas dependências do Hospital e em mais duas casas, alugadas por aproximadamente R$ 3.500,00 ao mês, situadas na mesma rua do Bezerra de Faria. Com a mudança, a antiga sede da administração foi demolida e no local será construída uma área utilizada como espaço hospitalar.
O novo prédio tem quatro andares e dispõe de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, que além da gerência, também abrigarão os almoxarifados (da farmácia, de prontuário médico e central) e um auditório com quarenta lugares. O acesso aos demais andares poderá ser feito pelas escadas ou por dois elevadores.
São 40 salas, oito banheiros, três copas com três áreas de serviço, distribuídos entre o primeiro e o segundo andares. No térreo, além da recepção central, haverá também um estacionamento com 13 vagas. “Todos os materiais e equipamentos do novo prédio foram adquiridos com recursos do Estado”, informa a diretora-geral do HABF, Luciana Ceolin.

Mais leitos
O próximo passo será reaproveitar o espaço deixado pela mudança da administração. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 13 milhões em uma área de 5,9 mil metros quadrados. O número de leitos passará de 78 para 124, o que transformará o Antônio Bezerra no hospital referência em urgência e emergência em Vila Velha.
Esse acréscimo contribuirá para o aumento da média de internações mensal, que atualmente é de 484. A ampliação abrirá vagas para novas contratações. Atualmente o HABF dispõe de 555 funcionários, entre contratados, efetivos, comissionados e terceirizados.

Histórico
O Hospital e Maternidade de Vila Velha foi fundado em junho de 1958 graças ao empenho de um grupo de mulheres que junto com o Dr. Denizar Santo adquiriram um terreno, no bairro Jaburuna.
Em janeiro de 1971, o hospital, que era presidido pelo próprio Dr. Denizar Santo, foi doado em regime de comodato à Fundação Hospitalar do Espírito Santo.

Em março de 1991, uma reforma ampliou o número de leitos. Além disso, a sala de cirurgia foi aumentada e foi criado o setor de médio risco. Ainda naquele ano, a instituição passou a se chamar Hospital Antônio Bezerra de Faria em homenagem ao médico e ex-prefeito de Vila Velha.
Atualmente, o HABF faz parte da rede estadual de saúde pública. Em 2007, o setor de maternidade foi incorporado pelo Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba) em Soteco, Vila Velha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br