06/10/2008 14h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h22

Hospital Antônio Bezerra de Faria oficializa nesta terça (07) contrato para realização de 432 tomografias

Nesta terça-feira (07), às 8 horas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, vai oficializar um contrato para compra de 432 exames de tomografia computadorizada, a ser firmado com a Clínica Radiológica Santa Ana, localizada no mesmo município.

A assinatura do convênio será feita com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, em um café da manhã no Hospital. O valor do contrato é de R$ 124.899,00.

As tomografias serão realizadas ao longo de um ano, período no qual estará em vigência o contrato com a clínica particular. O processo de compra é uma prática comum e regular, realizado por meio de licitação, que é feita por pregão eletrônico.

Nos últimos anos, outros dois contratos de compra foram realizados, porém com a previsão de realização de um número menor de procedimentos. Neste ano, até agosto, foram realizados 209 procedimentos, com um investimento de R$ 47 mil.

De acordo com o diretor administrativo do HABF, Enrielton Chaves, esse tipo de exame costuma ser realizado em pessoas que apresentam quadros de urgência e emergência, geralmente em decorrência de acidentes e de agressões. Todo mês, 35 tomografias, em média, são demandadas pelo Hospital.

Proximidade

Com a possibilidade de fazer o exame em Vila Velha, em uma clínica que fica nas proximidades da instituição, como é o caso da Clínica Santa Ana, o Hospital poderá economizar nas remoções e diminuir a média diária de internações.

A tomografia é de suma importância como meio de investigação diagnóstica, para estabelecer maior rapidez no tratamento indicado aos pacientes, diminuindo assim a morbidade e mortalidade dos mesmos. Chaves explica que um exame como este oferece maior confiabilidade no diagnóstico pelos profissionais médicos.

No HABF, 70% dos atendimentos são realizados com moradores de Vila Velha. “Desta forma, a compra das tomografias vai beneficiar a população do município, que é constantemente atendida”, esclarece Chaves.

Tomografia

Desde a sua introdução, nos anos 70, a tomografia computadorizada tornou-se um importante instrumento de imagem suplementando os raios X e ultra-sonografia. Embora a tomografia computadorizada tenha custo elevado, é importante no diagnóstico de vários problemas médicos. Mais recentemente, a tomografia computadorizada também tem sido utilizada na medicina preventiva.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard